A Série A vive uma semana decisiva para clubes que ainda pensam em se reforçar para a reta final da competição, e o Atlético, que está na Série B, pode ser afetado por isso. O clube, que tem uma campanha mediana na Segundona, está sendo um forte alvo de clubes que visam alguns atletas e o risco de perder algum destaque do time titular até o fim de semana existe. Por isso, a diretoria já trabalha para manter o elenco inteiro.

Até o momento, cinco atletas já receberam, pelo menos, sondagens de times da Série A: Jonas, Lino, Arthur, Jorginho e André Luís. Os três primeiros compõe o sistema defensivo titular, enquanto os dois últimos são as principais peças do sistema ofensivo. Desses, Lino é o único que recebeu proposta oficial até essa segunda-feira, e ela veio do Criciúma, time que está na 19ª colocação e corre risco de rebaixamento. Lino recusou e preferiu cumprir o contrato no Dragão.

Outro que está em situação mais evoluída é o lateral direito Jonas, que já flerta com o Palmeiras há pouco mais de 15 dias. O Alviverde paulista tem acompanhado o jogador e pode dar a última cartada pelo atleta até quinta-feira. Outro interesse já declarado é o do Sport pelo futebol de Jorginho, que já se envolveu em polêmica no decorrer dessa Série B após o empresário revelar algumas proposta pelo atleta quando o Atlético crescia na competição.

Arthur e André Luís chegaram a ser sondados, mas correm risco menor de deixar o Atlético no momento. O primeiro teve o nome ligado ao Botafogo, enquanto que o segundo chegou a ser cotado como reforço da Chapecoense. Os cinco atletas tem contrato com o clube pelo menos até o fim de ano e o diretor de futebol, Adson Batista, tenta blindar os jogadores e usar o velho hábito da conversa para manter a base.