(Foto: Arquivo / Agência Brasil)

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o seu 4º levantamento de grãos para a safra 2019/2020. Com expectativa de aumento na área cultivada em 1,7%, em relação a safra anterior, Goiás tem produção estimada em 24 milhões de toneladas. A Rádio Sagres 730 entrevistou o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Neto, que creditou os bons resultados recentes aos produtores do Estado.

O secretário detalhou a participação do Estado para os resultados recentes, que, segundo ele, atua em várias frentes de trabalho, direcionadas para o setor de fomento e desenvolvimento agropecuário. Antônio ainda citou a disponibilização de maquinários e equipamentos, liberação de créditos e a melhoria das estradas. “Principalmente as estradas vicinais, para melhor escoamento dessa safra, dessa produção”, declara.

Questionado sobre a recente alta nos preços da carne bovina, o secretário afirmou que se reuniu várias vezes para discutir sobre o assunto e que isso trata-se de uma relação de oferta e demanda. Para ele, a alta foi algo pontual, em função de um pico na demanda, principalmente da China. “Uma grande oportunidade para o Estado de Goiás, que hoje tem o segundo maior rebanho bovino do País”.

Apesar de enaltecer a oportunidade, Antônio demonstrou preocupação com o preço da carne bovina para os cidadãos goianos, mas ressaltou que tem segurança que a longo prazo, os preços vão se normalizar.

Confira a entrevista completa:

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/740910601&color=%23fa2f00&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}