O povo judeu é milenar, e por esse motivo já se confrontou com vários povos ao longo da história. Na antiguidade, com os filisteus, gregos, macedônios, assírios. No século I a.C., a região onde hoje é Israel e Palestina, foi de domínio Romano. De acordo com Norberto Salomão, os romanos não costumavam perseguir outros povos em função da religiosidade, mas a exceção ficou o monoteísmo dos judeus e dos cristãos.

“Os judeus não conseguiam, óbvio, não tinham força militar para enfrentar os domínios romanos do Império Romano. Então, ao pé do Monte Sião, as lideranças israelenses fizeram um juramento de que eles dispersariam pelo mundo, para fugir das perseguições dos romanos, e um dia, não precisaram, que voltariam a sua terra prometida”, explicou.

Confira a análise completa de Norberto Salomão:

Uma noite de sono tranquila é indispensável para todas as pessoas. Porém, a julgar pelas estatísticas, dormir bem é um privilégio de poucos brasileiros. Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com o Instituto do Sono, revelou que 76% dos entrevistados sofre com pelo menos uma queixa sobre este assunto, e uma delas é a apneia do sono.

O psiquiatra especialista em Sono, Fábio Aurélio Costa Leite, explica que a pandemia e os novos comportamentos, principalmente de pessoas que passaram a levar uma vida mais sedentária, contribuíram para essa estatística levantada pela pesquisa.

Há quem pense em começar o ano com tudo novo, inclusive a aparência. Cada vez mais popular quando o assunto é beleza, a harmonização facial tem ganhado espaço no mercado.

Conhecida popularmente como botox, a técnica de estética facial não é cirúrgica e tem como objetivo proporcionar a harmonia e o equilíbrio estético em todo o rosto.

No entanto, muitas dúvidas pairam sobre o procedimento. Em entrevista à Sagres, a cirurgiã-dentista e especialista em Harmonização Facial, Isrraela Massena, tira dúvidas sobre a chamada assimetria facial.

Assista a entrevista na íntegra: