Na edição #123 do Sagres Internacional, o jornalista Rubens Salomão e o professor de História e Geopolítica Norberto Salomão debatem sobre as repercussões em Israel em função do fim da Era Netanyahu. Além disso, as “Frases Bem e Mal Ditas” analisam as falas do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden e da Rússia, Vladimir Putin na primeira reunião entre os dois governantes. Saiba também a música mais tocada no Peru.

Ouça o podcast:

Abre Aspas

O Abre Aspas da semana é sobre o primeiro encontro entre os mandatários dos Estados Unidos, Joe Biden e da Rússia, Vladimir Putin. Os presidentes se reuniram em Genebra, na Suíça e afirmaram que não querem uma nova Guerra Fria.

“Eu não acho que ele esteja buscando uma guerra fria com os EUA. Como eu disse a ele, minha geração para a dele tem uma diferença de 10 anos, esse não é um momento “Kumbaya”, como se dizia nos anos 1960 nos EUA, como aquela situação de forçar que as pessoas se abracem e se amem. Mas, claramente, esse não é o interesse de ninguém, de nenhum dos dois países, que estejamos em uma situação como a da guerra fria. E eu realmente acredito que ele também pensa assim e entende isso”, afirmou Joe Biden.

Entretanto, o americano ressaltou que Putin ainda tem preocupações com as declarações e também em relações há alguns assuntos, como por exemplo o derrubar do poder. Já o presidente da Rússia revelou alguns temas que foram abordados na reunião: “Vou fazer uma rápida introdução antes do assunto que todos querem. Nós conversamos sobre estabilidade estratégica dos dois países, segurança digital, conflitos regionais (…) relações comerciais e até sobre possível cooperação no Ártico. Esse é um resumo aproximado do que abordamos nessa reunião. Bom, façam suas perguntas”.

Tema do Dia

A Era Netanyahu chegou oficialmente ao fim, em Israel. Após o resultado das eleições no Knesset, Naftali Bennet com coalização a Yair Lapid se sagrou como o novo Primeiro-Ministro do país, encerrando, portanto, os 12 anos de governo do Benjamin Netanyahu. O novo governo possui sinais de instabilidade, isso porque há membros da ultradireita, centro e esquerda. O ex-Primeiro Ministro Netanyahu discursou:

“Eu tenho uma mensagem para aqueles que estão felizes em Teerã e para aqueles que fazem como se diz no Hezbollah e no Hamas: A oposição em Israel tem uma alta e clara voz. E tenho uma outra mensagem para eles, que é tão importante quanto: Nós estaremos de volta em breve. Nós voltaremos em breve”.

Esta eleição foi a quarta tentativa em dois anos para formar um novo governo. Naftali Bennet e Yair Lapid irão compartilhar o cargo de Primeiro-Ministro de Israel. O primeiro é ultranacionalista de direita e o segundo de um partido de esquerda.

Outros temas abordados nesta edição:

  • Vidas negras importam’: o que é o Juneteenth e o que tem a ver com os protestos após a morte de George Floyd?;
  • Secretário-geral da ONU, António Guterres, é nomeado para 2º mandato;
  • Crime organizado mantém Brasil em posição ruim no ranking que mede paz no mundo; instabilidade política é preocupação mundial.

Músicas tocadas nesta edição

Habib Galbi – A- Wa

Tudo de bom – Static e Ben El

New Soul – Yael Naim

Jerusalem – Matisyahu

Música mais tocada no Peru

Todo de Ti – Rauw Alejandro

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Unialfa sob supervisão do jornalista Denys de Freitas.