Na 129ª edição do Sagres Internacional, o jornalista Rubens Salomão e o professor de História e Geopolítica Norberto Salomão comentam sobre os atletas que pediram asilo político, tendo como destaque para a belarussa Kristsina Tsimanuskaia, que foi acolhida na Polônia. Além disso, o discurso de posse do novo presidente do Peru, Pedro Castillo.

Abre Aspas

Dia 28 de julho é comemorado a Independência do Peru, e em 2021 se fez 200 anos desde a proclamação. No dia em que foi comemorado o bicentenário, o presidente eleito do país, Pedro Castillo realizou o seu discurso de posse com uma clima esperançoso para o futuro do Peru. Pedro é esquerdista e no Congresso enfrentará muitos opositores ao seu governo. O novo comandante do Peru afirmou:

“Apenas com a constituição de 1979, todos os adultos pudemos exercer o direito ao voto. A organização popular avança com o acesso aos direitos. Processo que se viu atrapalhado pelo golpe de 1992, que lançou as bases para um corte de direitos, com o enfraquecimento do Estado até as regras que se aplicam hoje. Desde então, nosso país tem crescido em vários governos que chegaram ao poder graças ao voto popular que, no entanto, tem sido fraudado”.

Além disso, ressaltou que será a primeira vez que o Peru será comandado por um camponês e que é a primeira vez que um partido formado no interior ganha as eleições de forma democrática.

Tema do dia

No tema desta semana está centralizado em atletas que pediram asilo político, com destaque para a velocista de Belarus, Kristsina Tsimanuskaia. Competindo pela primeira em uma edição de Jogos Olímpicos, os treinadores da atleta a inscrevam para participar de uma prova que ela não tinha se preparado, e diante suas críticas e reclamações, a obrigaram a voltar para o país. Entretanto, Tsimanuskaia resolveu procurar ajuda no aeroporto de Tóquio e de lá viajou para Varsóvia, Polônia onde ainda está abrigada.

A Bielorrúsia é comandada pelo ditador Aleksandr Lukashenko, que tem reagido de forma violenta sobre os manifestantes nos protestos contra seu governo e a velocista é uma das que criticou publicamente o governo. Por esse motivo, a atleta temeu por sua vida, que fosse presa ou mandada para um hospital psiquiátrico.

Outros temas abordados nesta edição

Mapas mostram que Talibã já retomou metade do Afeganistão com saída dos Estados Unidos;
Na China, milhões de pessoas voltam ao confinamento por surto de variante delta;
Primeira missão de altos funcionários de Biden ao Brasil põe foco na China e busca relação pragmática com Bolsonaro.

Músicas tocadas nesta edição

Aliens – Coldplay


Beneath, Between and BehindRush

Prayer of the Refugee – Rise Against

Confira a música mais tocada na Índia

Manike Mage Hithe – Chamath Sangeeth, Yohani e Satheeshan

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Unialfa sob supervisão da jornalista Tandara Reis.