Na 133ª edição do Sagres Internacional, o jornalista Rubens Salomão e o professor de História e Geopolítica Norberto Salomão analisam a guerra civil e a crise humanitária vivida pelo Iêmen, país árabe que ocupa a extremidade sudoeste da Península da Arábia. Confrontos violentos deixaram dezenas de combatentes mortos entre as forças do governo e rebeldes houthis na província de Marib, no norte. Na semana passada, mais de 100 morreram na mesma província, que é rica em petróleo e é o último reduto do governo naquela região.

Abre aspas

O SI #133 abre aspas para o presidente dos EUA, Joe Biden, que se defendeu, se repetiu e retratou a saída caótica do Afeganistão como êxito. Abre aspas para Joe Biden. Em um discurso para marcar o fim desastroso da guerra mais longa dos Estados Unidos, o democrata ficou na defensiva e se mostrou repetitivo. “Era uma escolha entre a saída ou a escalada militar”. “Eu não estenderia esta guerra para sempre e não estenderia uma saída para sempre.” “A ameaça terrorista se espalhou por todo o mundo, muito além do Afeganistão.” “É hora de olhar para o futuro e não para o passado.”

Suas palavras eram endereçadas apenas ao público americano. Aos compatriotas, Biden enumerou as vantagens de retirar as tropas do Afeganistão e encerrar a guerra: livrar-se do custo diário de US$ 300 milhões durante duas décadas, focar em uma competição séria com a China e enfrentar os desafios que a Rússia apresenta ao EUA.

Você também confere nesta edição

– Oposição venezuelana rompe três anos de boicote e anuncia participação em eleições regionais de novembro;
– Primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, anuncia que vai deixar o cargo;
– Juízas brasileiras organizam grupo para tentar resgatar juízas afegãs;

E ainda: a música mais tocada nas paradas do Cazaquistão

CKay, ElGrandeToto – Love Nwantiti (North African Remix) [Lyrics] TikTok Song

Música tocadas nesta edição do Sagres Internacional

Salah Al-Akhfash – Enta wainak men zaman

Mohammed Alameri – Yemen Classic Music

Hagage “AJ” Masaed – Keep it hyphy

A-WA – “Habib Galbi”