O Sagres Internacional #144 deste sábado (20) destaca os novos índices da pandemia da Covid-19 na Europa e na Ásia que vêm registrando aumento de casos e óbitos mesmo em locais em que a cobertura vacinal já se encontra em patamares elevados.

Na última semana de outubro, a Europa e a Ásia Central foram responsáveis por 59% de todos os casos e 48% dos óbitos registrados no mundo inteiro. Com quase 1,8 milhão de novos casos e 24 mil novas mortes relatadas, a Europa e a Ásia Central viram um aumento de 6% e 12%, respectivamente, em comparação com a semana anterior.

Rússia

No quadro “Abre Aspas”, o SI #144 dá espaço para o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, que criticou o que chamou de comportamento perigoso e irresponsável da Rússia ao colocar em risco a sustentabilidade de longo prazo do espaço sideral.

“Hoje mais cedo a Federação Russa, de forma imprudente, conduziu um teste de destruição de um satélite com o lançamento direto de um míssil anti-satélite contra um de seus próprios satélites. O teste gerou até agora mais de 1,5 mil peças de detritos orbitáveis rastreáveis e centenas de milhares de outros detritos orbitáveis menores, que agora ameaçam os interesses de todas as nações. Além disso, este teste pode aumentar consideravelmente os riscos de astronautas e cosmonautas na Estação Espacial Internacional”.

Também discute a fala do astronauta da NASA, Mark Vande Hei, direto da Estação Espacial Internacional.

“O comportamento perigoso e irresponsável da Rússia ameaça a sustentabilidade do espaço sideral e claramente demonstra que as alegações de que a Rússia se opõe ao processo de armamento do espaço são mal-intencionadas e são hipócritas. Os EUA vai trabalhar com seus aliados para responder a esse ato irresponsável da Rússia”.

Você também confere nesta edição:

– Caso Peng Shuai: por que pessoas ‘desaparecem’ na China?;

– Câmara dos EUA aprova projeto de gastos sociais de US$ 1,75 tri; texto vai ao Senado;

– Imprensa internacional repercute maior desmatamento na Amazônia em 15 anos;

E ainda: a música mais tocada nas paradas de Belarus:

Bon Jovi – Do What You Can

twenty one pilots – Level of Concern

Pitbull – I Believe That We Will Win | World Anthem

OneRepublic – Better Days

Michael Bublé / Barenaked Ladies / Sofia Reyes – Gotta Be Patient

Rodrigo Melo é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a PUC sob supervisão do jornalista Denys de Freitas.