No cenário internacional, na última segunda-feira (3) grande parte dos olhares globais se voltaram para a operação conduzida por Israel contra o campo de refugiados de Jenin, localizado em território palestino na Cisjordânia.

De acordo com informações oficiais, pelo menos oito palestinos morreram e cerca de 50 ficaram feridas. Nesse sentido, agências internacionais divulgaram que a operação israelense em Jenin assumiu como objetivo desarticular centros com ligações a grupos terroristas.

Na edição 225 do podcast Sagres Internacional, disponível todos os sábados nas plataformas do Sistema Sagres de Comunicação, o jornalista Rubens Salomão e o professor de geopolítica Norberto Salomão, repercutem os efeitos da operação e as respostas dadas por diferentes atores políticos ao longo da semana.

Ademais, segundo informações do jornal Times of Israel, os combates entre as forças israelenses e o grupo Jihad Islâmica resultaram na saída de cerca de 3 mil palestinos da cidade de Jenin, no norte da Cisjordânia.

As reações continuaram durante a semana. Sobretudo, depois de ataque ao território de Israel, mais especificamente na cidade Tel Aviv, representante do movimento islamita palestno Hamas reforçou que o ataque foi “uma primeira resposta aos crimes cometidos contra nosso povo no campo de Jenin”.

Abre Aspas

No quadro Abre Aspas dessa semana, a declaração em destaque foi a da vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Maliar, que destacou que o país tem procedimentos em andamento para reagir à possíveis ataques russos à usina nuclear de Zaporizhzhia.

“Para minimizar possíveis consequências negativas, os serviços de emergência estão treinando há vários dias em quatro regiões ucranianas”, destacou.

Durante o episódio, os apresentadores destacam a repercussão dos últimos movimentos envolvendo questões nucleares. Entre eles, o comunicado feito pelo Ministério da Saúde ucraniano. O Ministério emite alertas aos cidadãos sobre o que deve ser feito diante de eventuais incidentes nucleares.

Além disso, no final de junho, autoridades locais organizaram uma simulação de evacuação com 138 mil pessoas. O número corresponde ao contingente que vive em um raio de 50 quilômetros ao redor da usina nuclear.

Outros assuntos

Além disso, o episódio de número #225 também trouxe no Giro de Notícias, os principais destaques ligados à recente liderança do Brasil no comando do Mercosul; as implicações da doação anunciada pela Suíça de R$ 30 milhões para o Fundo da Amazônia e no mundo do cinema, além disso, a proibição da exibição da produção “Barbie” no território do Vietnã.

Esses e outros destaques já estão disponíveis em nossas plataformas.

Confira a edição 225 do Sagres Internacional

Listen to “Sagres Internacional #225 | Israel: a mega operação na Cisjordânia” on Spreaker.

Podcast

Todo sábado, a partir das 13h, o Sagres Internacional vai ao ar com uma edição inédita. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.

Ouça o Sagres Internacional no seu agregador favorito

Confira as edições anteriores do Sagres Internacional