O antes (1990) e o depois de parte do muro de Berlim (hoje), na estrada Mühlen. O trecho é conhecido como “Galeria do Lado Leste” (Foto: DPA)

Nesta 42ª edição do Sagres Internacional você confere por que 30 anos depois de sua queda, Berlim ainda permanece dividida pelo muro que levou a centenas de mortes e mais de 75 mil alemães presos no lado oriental daquele país. O assunto é o tema principal do programa desta semana. No sábado, 9 de novembro, a derrubada do muro foi lembrada em grandes eventos esportivos, além de flores deixadas nas rachaduras do que ainda restou da estrutura, como fez a primeira-ministra Angela Merkel.

“Muitas pessoas foram vítimas da ditadura (comunista) do partido que governava a Alemanha Oriental”, disse. “E eu também quero lembrar os crimes cometidos contra os judeus na Alemanha. Foi um crime contra a humanidade, uma rachadura na civilização”, complementou.

mauer3

“Muitas pequenas pessoas que fazem várias pequenas coisas em muitos pequenos lugares, podem mudar a face do mundo”, diz a mensagem (Foto: Site Sehens Würdig Keiten/Reprodução)

Você acompanha também o endurecimento da política de imigração na França, o crescimento de Marine Le Pen e a pressão sobre o atual presidente Emmanuel Macron.

Futebol contra a discriminação

alemanha

Torcedores da seleção alemã (Foto: Getty Images/Getty Images)

No esporte, a seleção alemã decidiu que não mais jogará em países que discriminam mulheres. A medida é um projeto apresentado pelo presidente da Federação Alemã de Futebol (Deutscher Fussball-Bund), Fritz Keller, e aprovada por unanimidade pela entidade. “Não mandaremos nenhuma seleção para partidas em países que não têm igualdade de direitos”, declarou Keller. “Não devemos mais fingir que esses desafios sociais e esses desenvolvimentos políticos globais não existem.”

Vizinhos

Na América do Sul, o chamado Grupo de Lima defende pressão contra regime do ditador Nicolás Maduro na Venezuela. Em uma reunião em Brasília na última sexta-feira (8), países membros do grupo se comprometeram a adotar medidas em forma de “sanções específicas que permitam avanços na transição democrática, de acordo com os respectivos ordenamentos jurídicos nacionais”, mas rejeitaram o uso da força.

grupo de lima 1

Foto: Ministério das Relações Exteriores do Peru

Brasil

Você confere também a análise da repercussão internacional sobre a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ocorrida na sexta-feira (8), após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, por 6 votos a 5, definiu que a prisão de pessoas condenadas pela Justiça só deve ocorrer após o esgotamento de todos os recursos possíveis – o chamado trânsito em julgado. A saída do líder petista causou “alvoroço”, “polarização política” e “dúvidas na economia”.

lula livre

Foto: Ricardo Stuckert

Dame la musica

No programa desta semana, você ouve a música mais tocada nas paradas de Cuba.

Músicas tocadas no SI #42




Edições anteriores


O Sagres Internacional vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-Go. Você também pode acompanhar pelo Sound Cloud, Spotify, Deezer, ITunes e Google Podcasts. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais. A apresentação é de Rubens Salomão, com a participação especial do Professor Norberto Salomão.