Foto: Agência Brasil

No Sagres Internacional #43, o tema principal conta a história por trás da grave crise vivida na Bolívia. O país vem passando por protestos diários por parte da população, e segue mergulhado em uma crise poítica, que contou recentemente com a renúncia do presidente Evo Morales, após 13 anos no poder. 

“Decidi renunciar a meu cargo de presidente para que Mesa e Camacho não sigam perseguindo meus irmãos, dirigentes sindicais. Repito que é por esse motivo que estou renunciando. Para que não sigam ameaçadas, amedrontadas e intimidadas nossas famílias. Vamos continuar juntos do povo boliviano como fizemos, lutando por nossa querida Bolívia”, disse Morales.

Coalizão na Espanha

Na Espanha, o Partido Socialista busca alianças para formar novo governo de esquerda no país. Na última terça-feira (12), o presidente Pedro Sánchez fechou acordo para formar um “Governo de coalizão progressista” com o Unidas Podemos.

“A democracia nos convocou hoje para as urnas e, a partir de amanhã, a desbloquear a situação política com todos os partidos para formar um governo liderado pelo Partido Socialista. E tenho que dizê-los, que vamos atuar com generosidade e responsabilidade e as opções são sim ou sim: vamos conseguir um governo progressista e, por isso, vamos desbloquear a situação política deste país. Isso não depende apenas do Partido Socialista, dos espanhóis e das urnas. Para esta convocação chamamos todos os partidos políticos, a não ser aqueles que excluem da convivência, com discurso de ódio e anti-democracia”, afirmou o presidente espanhol. 

Reino Unido

Nas redes sociais, o Twitter garante que irá tomar medidas para que eleições do Reino Unido sejam ‘saudáveis e seguras’. A empresa lança uma ferramenta para que as pessoas denunciem deliberadamente conteúdo enganoso sobre o processo de votação como mentiras sobre o voto ou sobre como se registrar para votar, além de informações falsas sobre a data ou hora da eleição.

O presidente-executivo da rede social, Jack Dorsey, disse no final de outubro que irá interromper toda publicidade política na plataforma. O Twitter publicará detalhes da proibição em 15 de novembro e a aplicará a partir de 22 de novembro.

Assim, as eleições no Reino Unido são um dos primeiros grandes testes para a nova medida. O Twitter disse ainda que está tomando medidas adicionais para garantir que as eleições britânicas sejam “saudáveis, abertas e seguras”.

Chile

No Chile, a Câmara aprovou convocação de plebiscito para nova Constituição. Após debate que durou cerca de 10 horas, Casa anunciou o referendo em um prazo de 90 dias, além de votação para ratificar nova Carta Magna. A atual Constituição chilena foi criada no período de Augusto Pinochet, e sua substituição é uma das demandas das atuais manifestações no país.

A frase da semana será do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, que venceu as eleições legislativas sem maioria absoluta. Confira também a música mais tocada nas paradas do Afeganistão.

Confira os temas do SI #43:

  • Partido Socialista busca alianças para formar novo governo de esquerda Espanha
  • Câmara do Chile aprova convocação de plebiscito para nova Constituição
  • Twitter garante tomar medidas para que eleições do Reino Unido sejam ‘saudáveis e seguras’
  • Saudi Aramco: A controversa estreia da empresa mais lucrativa do mundo na bolsa de valores

Ouça outras edições deste podcast:

Sagres Internacional #42 | Berlim: 30 anos após queda de muro, divisões ainda permanecem

Sagres Internacional #41: Os movimentos afroamericanos e a conquista de direitos civis

Sagres Internacional #40: Manifestação e protestos históricos no Chile exigem transição política