Presidente da Russia, Vladimir Putin (Foto:Valter Campanato/Agência Brasil)

No podcast desta semana, Rubens Salomão e o prof Norberto Salomão, analisam assuntos envolvendo a Síria. Entenda a guerra civil com repercussão mundial. EUA confirmam retirada de tropas e ditador busca novas forças. Confira também temas como o Presidente da Rússia, Vladimir Putin diz estar pronto para nova crise dos mísseis em Cuba se EUA desejarem.

O presidente da Síria, Bashar Al-Assad, esteve em um encontro com todos os prefeitos do país, nesta semana, neste evento o líder político defendeu que o plano de divisão da Síria vá além das fronteiras do Estado Nacional e inclua também as regiões periféricas do País, que seguem em conflito. Ele condenou novamente os planos neocolonialistas dos Estados Unidos e defendeu a suposta soberania nacional.

Bashar Al-Assaad, em discurso, fez referência à decisão dos EUA de retirar tropas do País e manutenção de apenas 200 soldados, como confirmado pela secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders. O presidente, Donald Trump, e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, conversaram por telefone sobre uma possível criação de uma zona segura no norte da Síria.

Confira outros temas do Sagres Internacional #5

– Soldados venezuelanos abrem fogo contra civis na fronteira com o Brasil

– Papa Francisco apresenta guia com orientações contra a pedofilia

– Insegurança aumenta na Nigéria nos dias anteriores à eleição presidencial

– Os detalhes sobre a onipresente campanha pelo ‘sim’ à nova Constituição em Cuba

As frases bem ou mal ditas por aí…

A frase da semana fica por conta do presidente da Rússia, Vladimir Putin, no discurso anual à Assembleia Nacional e lideranças políticas e militares, disse estar pronto para uma nova crise dos mísseis, caso sejam essas as circunstâncias com o presidente dos EUA, Donald Trump.

“Estamos falando de veículos navais de lançamento: submarinos ou navios de superfície. E podemos colocá-los, dadas a velocidade e o alcance de nossos mísseis, em águas neutras. Além disso, os mísseis não são estacionários. Eles se movem e os norte-americanos terão que achá-los”, afirmou Putin, segundo uma transcrição do Kremlin.

O trecho é do discurso em que o presidente, Vladimir Putin, afirmou que a Rússia está militarmente preparada para uma crise como a dos mísseis em Cuba. A Crise em Cuba aconteceu em 1962, quando Moscou reagiu à instalação de mísseis dos EUA na Turquia enviando mísseis balísticos a Cuba e provocando um impasse que deixou o mundo à beira da guerra nuclear.

Músicas comentadas neste Episódio

Sabah Fakhri – Qadak al-Mayas (Maqam)

Pedro Capó, ft. Farruko – Calma

Ouça +

Sagres Internacional #4: A polêmica proposta de mudança da embaixada do Brasil em Israel

Sagres Internacional #3: Manifestações populares na França e a crise financeira na Europa

Sagres Internacional #2: Saída do Reino Unido da UE pode ter consequências catastróficas

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-Go. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.