Foto: TVNZ/via REUTERS

O podcast desta semana tem como tema: O clube dos países ricos. Por que o Brasil ainda não conseguiu entrar na OCDE? Você confere também, temas atuais como o Massacre na Nova Zelândia: o avanço da ideologia supremacista branca e da islamofobia. O Sagres Internacional tem a apresentação do jornalista Rubens Salomão e os comentários do professor de história, especializado em geopolítica mundial Norberto Salomão.

O Brasil solicitou adesão à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) há dois anos e, na época, a expectativa era de que o pedido de candidatura fosse aprovado rapidamente. O Brasil é “parceiro-chave” da organização, conhecida como “clube dos ricos”, desde 2007. Mas os trâmites estão paralisados por falta de acordo entre os países membros. Um dos principais impedimentos seria a posição do governo americano, que reluta em permitir a entrada simultânea de vários novos postulantes e quer que a Argentina tenha preferência.

Uma nova oportunidade de avanço na questão foi perdida em junho de 2018, quando a reunião ministerial anual, o evento mais importante da OCDE, que não tomou decisão sobre o assunto.

Confira outros temas do Sagres Internacional #8

– Brexit: o divórcio cada vez mais sem saída no Reino Unido

– Com apoio de republicanos, Senado barra emergência de Trump para construir muro na fronteira com o México

– Venezuelanos voltam à rotina de trabalho depois de apagão

– Agora sim! Presidente Jair Bolsonaro viaja aos EUA para se encontrar com Donald Trump

– E ainda: a música número um nas paradas da China.

As frases bem ou mal ditas por aí…

A frase da semana fica por conta da primeira ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern depois do ato terrorista contra muçulmanos no país.

“Para aqueles que estão assistindo de casa hoje, e se perguntado como isso pode ter acontecido aqui: nós, a Nova Zelândia, nós não fomos atacados por sermos um porto seguro para aqueles que odeiam. Não fomos escolhidos para este ato de violência por tolerarmos o racismo. Por sermos um paraíso para o extremismo. Nós fomos escolhidos justamente porque não somos nada disso. Porque representamos a diversidade, a bondade, a compaixão. Um lar para aqueles que compartilham nossos valores. Um refúgio para aqueles que necessitam. E estes valores, eu posso garantir a vocês, não serão e não poderão ser abalados por este ataque”.

Um australiano de 28 anos, matou e feriu cerca de 100 muçulmanos no início da tarde desta sexta-feira na cidade de Christchurch, na Nova Zelândia. Brenton Tarrant entrou, fortemente armado com fuzis automáticos e espingardas, em duas mesquitas, logo depois do início do horário de orações.

Músicas comentadas neste Episódio

Aquarela Do Brasil – João Gilberto

Cai Xukun – No Accidents

Flower Porridge feat. Wang Shengnan – Out Of The Mountain

Ouça +

Sagres Internacional #7: A política interna e externa da Rússia e a força do presidente Putin

Sagres Internacional #6: Coreia do Norte: o intrigante mundo dos Kim

Sagres Internacional #5: A Síria: Entenda a guerra civil e a repercussão mundial

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-Go. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.