Foto: Alan Santos / PR

No podcast desta semana, Rubens Salomão e o prof Norberto Salomão, analisam a história da base de Alcântara e consequências do acordo adiantado entre Brasil e EUA. Você confere também, temas atuais como os destaques da agenda do presidente Jair Bolsonaro com Donald Trump, e se o Brasil ganha ou perde com essa aproximação.

Trump e Bolsonaro exaltaram o acordo assinado pelos dois países em torno da base de Alcântara, no Maranhão. As salvaguardas tecnológicas (AST) permitirão o uso comercial da base de lançamento espacial. Pelos termos discutidos, os EUA poderão lançar satélites e foguetes da base maranhense, mas o território continuará sob jurisdição brasileira.

Segundo o presidente brasileiro, o acordo viabilizará o centro de lançamento de Alcântara. O uso comercial pelos EUA da base em Alcântara passou por negociações no início dos anos 2000, mas elas não prosperaram. Em 2013, as tratativas foram retomadas, mas somente agora tiveram avanços significativos.

Confira outros temas do Sagres Internacional #9

– União Europeia impõe ultimato de 20 dias para Londres definir termos do Brexit

– Primeira-ministra da Nova Zelândia defende erradicação global da ideologia racista de direita

– Agentes do serviço de inteligência da Venezuela detêm chefe de gabinete de Guaidó

– O que significa a nova organização de países da América do Sul, debatida por Bolsonaro em encontro no Chile

– E ainda: a música número um nas paradas da França e a brasileira mais ouvida pelo mundo!

As frases bem ou mal ditas por aí…

“Como eu disse ao presidente Bolsonaro, eu também pretendo tornar o Brasil participante da OTAN, ou até mesmo, possivelmente, começamos a pensar nisso, talvez um membro da OTAN. Tenho que conversar com muitas pessoas, mas talvez um membro. Estamos planejando parcerias mais profundas e trabalho conjunto. Também discutimos parcerias econômicas mais fortes baseadas nos princípios de justiça e reciprocidade. Minha palavra preferida é reciprocidade. Nos comprometemos a reduzir barreiras comerciais, facilitando investimentos nas áreas de energia, infraestrutura, agricultura e tecnologia”, afimou o presidente dos Estados Unidos Donald Trump.

O encontro entre os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump, foi realizado nesta semana, durante a primeira visita do líder brasileiro aos EUA como chefe de Estado.

Em uma cerimônia no jardim da Casa Branca, onde discursaram e concederam entrevistas, eles trataram do apoio americano à entrada do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), de uma eventual invasão militar da Venezuela, do avanço do socialismo no continente americano, do acordo bilateral em torno da base de Alcântara e do comércio com a China.

Músicas comentadas neste Episódio

Música número 1 na França 

Clara Luciani – La Grenade

Anitta – Bang

Garota de Ipanema

Ouça +

Sagres Internacional #8: Por que o Brasil ainda não entrou no Clube dos Países Ricos (OCDE)?

Sagres Internacional #7: A política interna e externa da Rússia e a força do presidente Putin

Sagres Internacional #6: Coreia do Norte: o intrigante mundo dos Kim

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-Go. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.