Na 97ª edição do Sagres Internacional, Rubens Salomão e o professor Norberto Salomão analisam a crise migratória no mundo e os refugiados. O podcast aborda também o discurso de Angela Merkel sobre as novas restrições até o Natal na Alemanha, devido a pandemia de covid-19. E ainda, Suprema Corte dos EUA rejeita ação do Texas para reverter derrota de Trump nas eleições.

No quadro Abres Aspas, quem fala é a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, que pediu nesta semana que novas restrições sejam impostas no país para combater a pandemia de coronavírus. Segundo ela, não se pode agir de forma que este seja o último Natal e nossos avós.

Em discurso feito durante uma sessão na Câmara, a chanceler mencionou as recentes polêmicas que envolvem as celebrações natalinas no país. Como a maioria dos tradicionais mercados de Natal foram fechados devido à Covid-19, barracas de comidas e bebidas têm se espalhado pela Alemanha e causado o consumo desses produtos em espaços públicos, o que é atualmente proibido pelas medidas em vigor.

Tema do dia

A Acnur, a Agência da ONU para Refugiados, estima que no meio de 2020 o número de pessoas obrigadas a deixar suas casas por perseguição, conflito e violações de direitos humanos tenha ultrapassado a marca de 80 milhões, de acordo com um relatório divulgado nesta quarta-feira (9) em Genebra, na Suíça.

No começo do ano, segundo a Acnur, esse número chegava a 79,5 milhões. A maioria (67%) dos refugiados são de apenas cinco países: Síria, Venezuela, Afeganistão, Sudão do Sul e Mianmar.

Músicas

Lynyrd Skynyrd – Sweet Home Alabama

Leon Bridges – Coming Home

The Beatles – Get Back

Talking Heads – This Must Be the Place