Ainda não há data definida, mas o PMDB deve escolher nos próximos meses os presidentes metropolitano e regional do partido, além dos municipais em praticamente todo o Estado. As escolhas serão um primeiro passo em relação à organização do principal partido de oposição ao governo de Marconi Perillo para a eleição estadual de 2014.
Nos bastidores, a disputa fica entre nomes da nova geração, como os deputados estaduais Samuel Belchior e Wagner Siqueira, que é o atual presidente metropolitano, e nomes da chamada “velha guarda” do partido, como o ex-senador Mauro Miranda.
Samuel Belchior defende a renovação no comando do PMDB. “O próprio ex-prefeito Iris Rezende já cansou de dizer que chegou a hora dessa geração assumir o partido, tocar o barco a frente e preparar para as eleições estaduais. Nós caminhamos para uma possibilidade real de que isso aconteça”, crê.
O próprio Samuel, que também é secretario de governo da prefeitura de Goiânia, trabalha para ser o próximo presidente regional do partido. “Eu estou pleiteando, mas nada a ferro e fogo. Não vou dividir o partido, ou brigar. Estou tentando, junto aos companheiros, um entendimento”.
A eleição para o diretório regional do PMDB deve ocorrer entre o fim deste ano e o início de 2013.