A eleição para reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi finalizada nesta quarta-feira (9), com a candidata Sandramara Chaves, da Chapa Viva, sendo eleita para exercer a função. A nova reitora contou com 3.629 votos, dos 5.641 válidos, com percentual de 64,3%. O vice-reitor será o Jesiel Freitas Carvalho, professor de física. A nova chapa assume em 2022.

Em entrevista à Sagres, Sandramara detalhou que entre as metas de sua gestão estão a recuperação do orçamento, que teve redução em 2021, e a continuidade das conquistas que a universidade teve nos últimos anos. A UFG teve um corte adicional de 18% estabelecido na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021. Isso representa R$ 20 milhões a menos.

Vice-reitora na atual gestão, Sandramara pretende dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos por Edward Madureira, tendo como um dos principais desafios, a evasão e o preenchimento de vagas na UFG.

Sandramara Chaves é a atual vice-reitora; pedagoga pela UFG e professora da instituição desde 1993. Ela foi pró-reitora de graduação da UFG, entre 2006 e 2014, e presidente do Fórum Brasileiro de Pró-reitores de graduação em 2008.