O consumidor goiano pagará mais caro pelas contas de água e esgoto a partir do dia 1º de maio. O reajuste, que acontece anualmente, será de 6,02%. Na manhã desta terça-feira (26), o presidente do Conselho Regulador da AGR, Humberto Tannús, explicou em entrevista coletiva como foi o cálculo para definir o índice do aumento.

De acordo com Tannús, foram levados em conta o IPCA, INPC, IGPM, folha de pagamento da empresa, investimentos realizados nos últimos quatro anos e os reajustes na tarifa de energia elétrica. “Este é um reajuste anual, como ocorre a todas as tarifas,” argumenta.

Segundo a assessoria de imprensa da AGR, o órgão ratificou o reajuste das tarifas de água e esgoto, mas por outro lado, exigiu da Saneago no início deste ano, um plano emergencial buscando minimizar problemas de falta de água no Estado.

No ano passado, o consumidor viu as tarifas da Saneago serem reajustadas duas vezes. Além do tradicional aumento do mês de maio, houve outro quando o Aneel concedeu reajuste na energia elétrica no segundo semestre.