As histórias de Goiânia e da Santa Casa de Misericórdia se confundem. Três anos após a criação da nova capital de Goiás, dona Gercina Borges, esposa de Pedro Ludovico Teixeira, em parceria com a Sociedade São Vicente de Paula, ajudou a criar a Santa Casa, que completa 83 anos. Uma missa realizada às 14 horas desta sexta-feira (1º) vai marcar a comemoração do aniversário.

Foto: SagresTV

Na Santa Casa são feitos atendimentos em 34 especialidades médicas. No hospital, 98% de todos os atendimento são pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De janeiro a agosto, foram 3.698 cirurgias gerais, 30.216 consultas, 309.100 exames e 6.858 internações. 72% dos pacientes são de Goiânia e 28% do interior. 

A Santa Casa é referência em Goiás em cirurgias cardíacas. A professora Fabrícia Alves conta que o pai, de 59 anos, veio de Ceres, para uma cirurgia no coração: “Fico tranquila em saber que ele está sendo atendido num hospital que é referência nessa área”.

Funcionários e voluntários

Para funcionar, a Santa Casa conta com quase 300 médicos, 78 residentes (a unidade funciona como hospital-escola) e 850 funcionários. Além dos cerca de 200 voluntários. Alguns cuidam da horta orgânica que abastece a cozinha. Outros recebem doações de cabelos e preparam perucas, que ajudam a levantar a auto-estima de mulheres que fazem tratamento contra câncer. Já o empresário Uilson Sena tira um dia por semana para visitar pacientes. “Eu ouço com o coração. Muitos deles precisam ser ouvidos, falar dos seus temores. Mas posso garantir que recebo muito mais que dou”.

Dívida de 50 milhões de reais

Mas hoje não é só dia de comemorar pois a situação financeira do hospital preocupa. O superintendente técnico Pedro Ivan dovick, diz que que, há 2 anos, quando a atual administração assumiu, a Santa Casa tinha uma dívida de 110 milhões de reais, que agora caiu pela metade. “Acaba de ser assinado um convênio de 24 milhões de reais com o Estado. Esperamos firmar convênio também com o município”, diz o superintendente.

Confira a reportagem de Silas Santos

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/TipxbMgTZOQ” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}