Goiás vai comemorar o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado em 27 de setembro, com uma boa notícia: o Hospital Santa Casa de Misericórdia foi credenciado para realizar transplantes de coração. O anúncio será feito nesta quarta-feira (26), durante a atividade que a Secretaria da Saúde (SES), por meio da Central de Transplantes, vai promover para comemorar a data, a partir das 8 horas, no Parque Cascavel, em Goiânia.
Entre as atividades, o plantio de 100 mudas de árvores no parque por crianças da Escola Municipal Jardim Atlântico. A Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, a Agência Municipal do Meio Ambiente, a Agência Municipal de Trânsito, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria da Educação são parceiros da SES no evento.
Transplantes em Goiás
De janeiro a agosto de 2012, foram realizados 739 transplantes em Goiás. Do total, 650 foram de córneas. Atualmente, 1.808 pessoas estão na fila à espera de um órgão no Estado, que realiza transplantes de rins, pâncreas, córneas, medula óssea e, agora, de coração. Os hospitais que participam dos programas de transplantes em Goiás são Hospital Alberto Rassi – HGG, Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, Hospital Santa Genoveva, Hospital Araújo Jorge, Hospital Santa Mônica e Hospital Jardim América.
A SES lançou, no primeiro semestre deste ano, a campanha Um Herói de Verdade Nunca Morre, para sensibilizar a sociedade sobre a importância e o valor humanitário da doação de órgãos e tecidos. O auge da campanha foi um Flash Mob realizado no dia 19 de junho, na Praça Cívica, com a participação de 80 alunos soldados do Corpo de Bombeiros e 40 alunos e professores do Gustav Ritter.
Do Goiás Agora.