Nesta quarta-feira, jogando no Pacaembu, o Santos venceu o Peñarol por 2×1 e conquistou o tricampeonato da Copa Libertadores da América, o primeiro título da competição na era pós-Pelé. Neymar marcou logo no primeiro minuto do segundo tempo, Danilo aumentou aos 23 minutos da segunda etapa e Durval marcou contra, aos 35 minutos.

Com os títulos de 1963 e 1962, o Santos igualou o São Paulo, como brasileiros com mais títulos da Libertadores. Já o Peñarol perdeu a oportunidade de conquista o sexto título de sua história.

Com o resultado, o Santos já garantiu vaga no Mundial de Clubes da FIFA de 2011. Já estão garantidos na competição o Barcelona, o Monterrey, do México e o Auckland City, da Nova Zelândia. Ainda faltam a definição do campeão asiático, africano e japonês, país sede deste ano.

FICHA TÉCNICA: Santos 2×1 Peñarol

Local: Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo (SP) 
Data: 22 de junho de 2011, quarta-feira
Horário: 21h50 (horário de Brasília) 
Árbitro: Sergio Pezzota (Argentina) 
Assistentes: Ricardo Casas e Hernán Maidana (ambos da Argentina)
Cartões amarelos: Neymar e Zé Eduardo (SAN) Alexandro Gonzáles, Corujo e Dário Rodríguez (PEN)

Gols: Neymar, aos 2min, Danilo, aos 24min, e Durval (contra), aos 36min do 2° tempo
 

Santos: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo (Alex Sandro); Adriano, Arouca, Elano e Paulo Henrique Ganso (Pará); Neymar e Zé Eduardo
Técnico: Muricy Ramalho
 

Peñarol: Sosa; Alejandro González (Albin), Carlos Valdez, Guillermo Rodríguez e Darío Rodríguez; Corujo, Aguiar, Freitas e Mier (Urretaviscaya); Martinuccio e Olivera
Técnico: Diego Aguirre