A população de São Miguel do Araguaia tem sido afetada com a falta de água no município goiano. O motivo é a queda do nível da bacia do Córrego do Ouro, manancial que abastece a cidade. O titular da Delegacia Estadual do Meio Ambiente (Dema), delegado Luziano de Carvalho, apontou nesta terça-feira (23) a criação desordenada do gado próxima ao manancial como a principal causa da falta de água.

“A utilização de nascentes, de mata ciliar, tanto com a presença de gado quanto o plantio, isso diminui a qualidade de quantidade de água. Naquela região a presença do gado é considerável. Ali é o segundo maior produtor de carne de Goiás, e nós reunimos com alguns produtores que já estão cercando nascentes e queremos que ainda esse ano nós possamos recuperar todas as nascentes, principalmente a de abastecimento público”, relata.

De acordo com o delegado Luziano de Carvalho, o objetivo primordial da ação é recuperar com urgência as matas ciliares e as nascentes. Proprietários rurais já foram advertidos sobre o risco aos recursos hídricos, degradação das nascentes e ao desmatamento nas áreas de preservação permanente, como revela o delegado Luziano de Carvalho.