A cultura popular é destaque na programação da Caravana Cultural do Cerrado, nos dias 17 e 18 de outubro, na Praça Júlio Bernardes, em São Simão. Além de oficinas, apresentações de canto e dança, no sábado, a comunidade vai conferir o show da banda de rock Notóryus, que tem CD recentemente lançado e está em turnê pelo interior de Goiás.

A Caravana Cultural do Cerrado já passou por 29 municípios, desde junho deste ano. Em São Simão, as equipes da Secult Goiás e da Ideia Ambiental e Cultural, comemoram a execução de 50% do projeto, que prevê a realização de atividades gratuitas em 60 cidades goianas, promovendo intercâmbio, formação de público, entretenimento e mapeamento de manifestações artísticas e culturais. “A ideia é que a população de todas as idades tenha acesso a Arte e à Cultura de forma democratizada e descentralizada”, ressalta o Gerente de Projetos Especiais da Secult Goiás, João Luiz Prestes Rabelo.

De acordo com a Secult Goiás, o relato dos parceiros (Prefeituras, Conselhos Tutelares, Sub-secretarias de educação, associações de bairro) confirmam o impacto positivo do projeto que estimula e fortalece o arranjo cultural local e movimenta a economia local. “A vinda do Goiás Gira Arte para Ipameri proporcionou, acima de tudo, a oportunidade de nossos talentos da casa mostrarem que podem fazer a diferença no contexto cultural de nossa cidade. O projeto traz consigo a oportunidade de várias estrelas brilharem”, relata o Diretor de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ipameri, Luan Carlos.

Na sexta e no sábado, na Praça Júlio Bernardes, a Tenda Cultivo dos Saberes inicia atividades às 9 horas, oferecendo oficinas de pintura em tecido, customização de garrafas de vidro com cordão, talheres de bambú, flores de crochet e pintura em pedras. No mesmo local, a Tenda Brincante está sob o comando da Turma do Sorriso, palhaços especialistas na comunicação com a criançada. Simultaneamente, o grafiteiro Zé Leocádio realiza intervenção no muro do Centro Cultural Iara Almeida.

A programação noturna, no caminhão palco, começa às 19 horas, na sexta, com o cortejo de Folias de Reis de São Simão, seguido do Coral de Vozes da cidade. A dança estará representada, na ocasião, por grupos de catira e pela performanceParintins. Dois instrumentistas são esperados pelo público: a violeira Celeste Árila, de apenas 11 anos, e o saxofonista Romer.

No último dia, a Caravana Cultural do Cerrado integra as atividades do 1º Aniversário da Associação dos Deficientes Físicos de São Simão (Adefiss), cujas atividades esportivas terão a premiação dos atletas no caminhão palco, a partir das 19h. O público presente vai prestigiar programa eclético que prevê apresentação da peça de teatro A diretora irritada e apresentações de dança de grupos locais (mambo, carimbó, street dance e tango). A literatura marca presença por meio da literatura de cordel, em performance do músico e poeta Arthur Oliveira. A banda Notóryus encerra a maratona artística, com show de rock, às 22h, quando o grupo lança seu primeiro CD.

(COM INFORMAÇÃO DA SECULT-GO)