A Secretaria  da Saúde (SES-GO) promoverá nesta segunda-feira (13) das 8h às 12h, palestra de esclarecimento sobre uso indiscriminado de antibiótico, para profissionais de saúde. O evento, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia de Goiás, será no auditório da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás.

A campanha em caráter nacional é conduzida pelo Ministério da Saúde e Secretarias Estaduais de Saúde. Em Goiás, a Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da SES-GO faz este trabalho de conscientização em conjunto com entidades de classe.

A gerente de vigilância sanitária de produtos da Suvisa, Eliane Cruz, explica que a resistência aos antimicrobianos é uma das maiores preocupações globais em saúde pública. O problema tem se agravado a partir do uso inadequado desses medicamentos, na saúde humana e animal. Sem efeito, essas medicações aumentam o número das doenças infecciosas e dificultam o tratamento.

Estima-se que no ano de 2050, caso não sejam tomadas medidas efetivas para controlar o avanço da resistência aos antimicrobianos, uma pessoa morrerá a cada três segundos no mundo, em consequência desse agravo. O que representará 10 milhões de óbitos por ano.

“Trabalhamos junto ao Conselho Regional de Farmácia e realizaremos um evento de conscientização e capacitação quanto ao uso apropriado de medicamentos antimicrobianos para os profissionais farmacêuticos”, informa Eliane.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) lidera estratégias no âmbito global para o enfrentamento da resistência. O Brasil, como signatário da OMS, assumiu o compromisso de elaborar o seu plano de ação nacional até a 70ª Assembleia Mundial de Saúde. O plano de ação da Vigilância Sanitária em resistência aos antimicrobianos levou em consideração as recomendações feitas pelos organismos das Nações Unidas.

Procure recomendação de um profissional de saúde qualificado antes de tomar antibióticos.  Este é o alerta da “Semana Mundial do Uso Racional de Antimicrobianos”, a ser realizada de 13 a 17 de novembro.

Com informações do Goiás Agora