O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães (Foto: Prefeitura de Aparecida de Goiânia)

A informação de que em Aparecida de Goiânia existem registrados 180 casos suspeitos de contaminação pelo coronavírus e, deste montante, apenas 35 pacientes passaram pelo exame não procede. A negativa desta informação foi feita pelo secretário de Saúde do Município, Alessandro Magalhães.

De acordo com ele, a cidade registrou 66 casos suspeitos e todos eles tiveram material encaminhado ao Lacen, para a realização do teste, e que os resultados estão dentro de um nível aceitável. “Dos 66 casos suspeitos que tiveram material para exame encaminhado ao Lacen, tivemos duas confirmações de contaminação, 19 testes negativados e 45 ainda estão em análise. O que existe além destes números são casos que não entram nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para casos suspeitos. Há uma comoção na população e isto acaba trazendo muita gente aos postos de atendimento, imaginando estar entre os suspeitos, mas felizmente, ao ser consultado e analisado pela Vigilância Epidemiológica, percebe-se que essa desconfiança não procede”, diz Alessandro.

O secretário também informa que há possibilidade do poder público municipal adquirir, com recursos da prefeitura, testes para que os exames possam ser feitos na própria cidade, mas que esta questão ainda está em estudo. “A primeira atitude da prefeitura de Aparecida foi formar o Comitê Gestor da Crise e Combate e Prevenção à Pandemia. Este Comitê, formado pelo prefeito Veter Martins e por técnicos altamente competentes, está avaliando esta possibilidade, vendo a relação custo benefício dos testes e a real necessidade deste investimento. Se for necessário vamos comprar os testes” – conclui Alessandro Magalhães. 

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença