O governador Ronaldo Caiado e o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, na tarde desta quinta-feira (12) (Foto: Divulgação) 

Com a confirmação dos três primeiros casos de contaminação pelo coronavírus em Goiás, o governo investe na contenção do vírus, fase denominada de pré-farmacológica, ou preventiva. Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (12), no Hospital do Servidor Público, depois de confirmar os três casos, o governador Ronaldo Caiado afirmou que o mais importante agora é a prevenção.

{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fronaldocaiado25%2Fvideos%2F234502924349900%2F&show_text=0&width=267″ width=”267″ height=”476″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}

Além de cancelar eventos públicos do próprio governo, o Estado também orienta o adiamento de shows, jogos de futebol com a presença de torcidas e anuncia a divulgação de protocolos de higienização de ônibus, lojas, escolas, shopping centers, presídios etc. As dicas sobre as substâncias a serem utilizadas serão informadas pelo Centro de Operação de Emergência (COE), criado para monitorar os casos e orientar o público sobre cuidados para evitar a disseminação.

O secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, explicou que, pelo padrão que se observa em outros países, o pico de transmissão aumenta de forma exponencial pelo menos nos 14 primeiros dias a partir da confirmação dos primeiros casos. Por isso, as autoridades estão preparadas para o aumento do número de pessoas contaminadas nesta primeira fase. Depois ocorre uma estabilização.

O governador e a superintendente de Vigilância Sanitária do Estado, Fúlvia Amorim, manifestaram na reunião com os veículos de comunicação preocupação com a disseminação de notícias falsas sobre o coronavírus. “A desinformação gera o pânico. Vamos difundir informações corretas sobre o que as pessoas devem fazer para se proteger”, afirmou.

O maior cuidado, observou, é evitar o contato físico com outras pessoas – abraçar, pegar na mão – e a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%. “O Mandeta [ministro da Saúde, Henrique Madeta] nos mostrou o primeiro tratado de higienização datado de 1949. O que ele dizia era usar ‘água, água, água e asseio’, já naquela época e isso não mudou”, afirmou o governador.

A Secretaria de Saúde vai realizar antecipara para 23 de março o início da vacinação contra a gripe para proteger, na primeira fase, os idosos e os profissionais de saúde. As pessoas serão vacinadas em casa, para evitar aglomeração nos postos de saúde, e em tendas que serão montadas em espaços abertos. Também confirmou o revezamento de horário para os servidores públicos que utilizam o transporte público começarem a trabalhar, que os funcionários que tiverem viajado recentemente para o exterior trabalharão de casas por 14 dias e ainda suspendeu a necessidade do servidor com atestado médico de passar pela junta médica. O atestado será apresentado eletronicamente.

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tires as suas dúvidas e confira como se proteger da doença.