Foi lançado em todo o País um movimento para estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas. O Movimento Compre do Pequeno Negócio estabeleceu o dia 5 de Outubro como data oficial, por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. A ação é liderada pelo Sebrae.
O movimento pretende usar a força dos pequenos negócios para fortalecer a economia como explicou o Diretor Superintendente do Sebrae, Igor Montenegro, em entrevista ao programa ‘Cidade Fala’, da Radio 730. “Se o ouvinte, que também é consumidor, faz uma compra de forma consciente, pode estar ajudando a si mesmo. Se o dinheiro que ele esta gastando, ficar na própria economia local, dentro da sua comunidade, ele vai recircular e voltar para ele e para a família dele”.
Montenegro destacou quais são as empresas que se encaixam como micro e pequena empresa. “O Brasil tem passado por dificuldades econômicas. Essa crise tem afetado não só o setor público, mas também o setor privado, e o Sebrae tem feito a parte dele para poder resgatar a confiança do consumidor nos pequenos negócios e também para aquecer novamente os negócios nas micro e pequenas empresas. 95% das empresas do Brasil são micro ou pequenas e elas geram 52% dos postos de trabalho formais”.
O diretor comentou ainda a importância das micro e pequenas empresas. “Temos três categorias: o micro-empreendedor individual, antigamente chamado autônomo, que está na faixa de faturamento de até 60 mil por ano, por volta de 5 mil por mês. Depois vem a faixa da micro empresa, que fatura até 360 mil por ano, por volta de 30 mil por mês. Por último vem a faixa da empresa de pequeno porte, que fatura até 3 milhões e 600 mil por ano, por volta de até 300 mil por mês”.
Acompanhe alguns trechos da entrevista:
{mp3}stories/2015/politicos/IGOR_MONTENEGRO_01{/mp3}
{mp3}stories/2015/politicos/IGOR_MONTENEGRO_02{/mp3}
{mp3}stories/2015/politicos/IGOR_MONTENEGRO_03{/mp3}