A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) de Goiânia abriu inscrições para o preenchimento de 150 vagas em cursos de capacitação profissional na área industrial. Segundo a Pasta, o público-alvo são pessoas com deficiência (PCD), em situação de vulnerabilidade social, população negra e LGBTQIA+. Os interessados devem ter acima de 18 anos de idade.

A iniciativa é resultado de parceria entre a SMDHPA e a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), por meio do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi/Senai). Os cursos serão ministrados presencialmente na unidade Sesi/Senai do Jardim Colorado, região noroeste da capital.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas de forma presencial na sede da Pasta, que fica na Rua 99, número 66, no Setor Sul, ou por meio de formulário eletrônico solicitado pelo número (62) 3201-2802.

Os selecionados para os cursos receberão sitpass para deslocamento ida e volta, material didático e lanches, além dos certificados de conclusão e encaminhamento para o mercado profissional, de acordo com a disponibilidade de vagas.

Vagas e cursos

Neste semestre, as 150 vagas serão distribuídas em cinco cursos: Assistente Administrativo, Soldagem a Arco Elétrico, Processo Eletrodo Revestido, Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, Eletricista Predial e Costura Industrial. Os cursos têm início nos meses de setembro e outubro, com duração de 80 a 160 horas.

O primeiro começa no dia 5 de setembro com 15 vagas para Assistente Administrativo. Podem se inscrever pessoas com 18 anos ou mais, e que tenham ou estejam cursando o ensino fundamental.