Goiânia iniciou uma nova fase na imunização contra Covid-19 nesta quarta-feira (15), com a aplicação da dose de reforço em idosos acima de 70 anos, que tomaram a segunda dose do imunizante há, pelo menos, seis meses. Além disso também iniciou a vacinação com primeira dose em adolescentes de 17 anos e adolescentes de 12 a 16 anos com deficiência, gestantes e puérperas. A secretária-executiva de Saúde, Luana Ribeiro, afirmou em entrevista à Sagres, porém, que 185 mil goianienses, com mais de 18 anos, ainda não tomaram nenhuma dose da vacina.

Leia mais: Goiânia começa a aplicar terceira dose da vacina contra Covid; Saiba quem pode e onde se imunizar

“A gente precisa lembrar que a campanha está tendo mais uma estratégia, mas seguimos com pontos de vacinação para essas pessoas que não buscaram a 1ª dose. E, também, temos os pontos de 2ª dose, com todas as vacinas disponíveis”.

Ouça a entrevista completa:

Luana detalhou que a prefeitura tem tentado contato com os cidadãos que ainda não compareceram a nenhum posto de vacinação, além da visita de agentes comunitários às casas dessas pessoas. Como alguns dos motivos identificados giram em torno das dificuldades encontradas pelas pessoas que moram distantes dos postos, a prefeitura também iniciou uma operação para levar a vacina às regiões mais afastadas.

“Na semana passada fizemos no Setor Estrela Dalva e temos uma ação programada na quinta-feira no Residencial JK. São locais onde as pessoas não conseguiram agendar e ir ao drive. Nestes locais, as pessoas aderiram e inclusive disseram que queriam se vacinar. Realmente foi a questão da vulnerabilidade mesmo. Em um primeiro momento, não conseguiam agendar, depois para chegar ao posto de saúde precisavam de ônibus e não conseguiam”.

A secretária explicou ainda que essas ações não foram feitas antes por causa do quantitativo de vacinas que era insuficiente. “Agora a gente consegue traçar essas novas estratégias porque a gente tem vacina em quantidade de primeira dose para fazer isso e temos todas as vacinas para D2. Goiânia tem cumprido rigorosamente o programa e, também, agora chegaram as doses de reforço e para os adolescentes”.

Doses aplicadas

De acordo com o site Imuniza Gyn, 1.638.552 vacinas já chegaram à SMS de Goiânia. Destas, 1.493.051 já foram aplicadas, sendo 960.910 da primeira dose e 532.141 da segunda e dose única. Ao todo, 45,52% da população vacinável da capital já completou o esquema vacinal.

Assista a entrevista no Sinal Aberto: