A Secretaria Estadual da Saúde divulgou nesta sexta-feira (28), durante evento que lembrou os 25 anos do acidente com o Césio 137, o primeiro Boletim Epidemiológico da tragédia que marcou a história de Goiás e a vida de muitas famílias. Ação integrada do Centro de Excelência em Ensino, Pesquisa e Projetos Leide das Neves Ferreira (CEEPP-LNF) e do Centro de Assistência ao Radioacidentado (Cara), o boletim traz informações históricas e clínicas capazes de auxiliar nas tomadas de decisões dos gestores públicos e de subsidiar ações para uma melhor qualidade de vida da população expostas ao acidente.

Dados coletados de janeiro de 2005 a julho de 2012 sobre o número de pessoas atualmente atendidas na Cara, descrição dos atendimentos realizados na unidade de assistência, principais doenças e número de pessoas acometidas, além da mortalidade apresentada ao longo do tempo fazem parte do boletim. O gerente do CEEPP-LNF, Rafael Souto, destaca que os dados que estão consolidados no boletim vêm subsidiar novos estudos e esclarecer a população sobre o que aconteceu e está acontecendo com a população atingida pelo acidente.

O secretário da Saúde, Antônio Faleiros, que era também secretário da Saúde na época do acidente radiológico, durante discurso na abertura do evento, relembrou fatos históricos da tragédia e reafirmou a importância do resgate histórico para a prevenção de novos acidentes. “O acidente com o Césio 137 é um episódio que faz parte da história de Goiás e que jamais pode ser esquecido para evitarmos que ele volte a acontecer em qualquer lugar do mundo. Esse evento de hoje tem um desdobramento muito intenso para as próximas gerações”, destacou Faleiros.