Desenvolver a infraestrutura municipal, principalmente voltado a assuntos turísticos. Este foi o assunto abordado na quinta 5ª edição da Conferência das Cidades, realizado nesta quinta-feira (21) pela Secretaria de Cidades de Goiás.

Os representantes dos municípios presentes na conferência terão que elaborar uma ata que vai escolher três delegados eleitos no evento para participarem da conferência estadual das cidades, que vai acontecer em setembro.

O secretário de cidades, João Balestra, destacou a importância de os municípios apresentarem os projetos relacionados ao turismo, assunto discutido nesta quinta edição.

“Vamos orientar os municípios sobre a questão da infraestrutura turística. Já saiu o recurso de um programa do governo federal para atender as cidades turísticas. Isso é uma oportunidade para que os municípios venham aqui, recebam informações, se apresentem ao governo federal e recebam recursos”, explica.

De acordo com o secretário João Balestra, os delegados vão discutir quais os maiores problemas vividos pelas cidades.

“O maior problema pode ser a saúde, ou a construção de hospitais, contratação de médicos, ou a pavimentação de município. Tudo isso é discutido para definir a melhor maneira para trabalhar no próximo ano, e definir uma boa forma que o governo federal vai trabalhar”, relata.

O superintendente de desenvolvimento urbano e trânsito da Secretaria das Cidades, Antenor Pinheiro, explicou que os prefeitos têm até o fim do mês de março para se inscreverem nas conferências.

“Eles têm até o dia 30 de março para fazerem a convocação. Desde o dia 1° de março até o dia 1° de junho está aberto o calendário para acontecerem as conferências municipais. A conferência estadual vai ser realizada nos dias 24 e 25 de setembro, reunindo os delegados eleitos nos eventos. Nós vamos discutir todas as propostas deliberadas, e eleger os delegados em Goiás para participarem da conferência nacional, e definir as estratégias e políticas para os próximos quatro anos”, finaliza.