A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sectec) se reuniu com o Instituto italiano Meccano para discutir métodos de modernização de produtos e inovação do sistema metal-mecânico de veículos no estado de Goiás. O secretário estadual Mauro Faiad deu destaque para a oportunidade que pequenas empresas podem ter para aumentar a eficiência da produção no setor.

“Possibilitar que as micros, pequenas e médias empresas ligadas ao setor metal-mecânico tenham permanentemente à sua disposição instituições altamente qualificadas para repassar tudo que há de mais novo em termos tecnológicos em diversos ramos”, explica.

O Instituto Meccano trabalha com organizações científicas empresas, universidades e entidades voltadas à pesquisa. De acordo com o secretário Mauro Faiad, o investimento financeiro vai depender de um estudo do governo estadual.

“Vamos ver o que cada um entrará em contrapartida financeira, de material humano. O Senai e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) terão uma contrapartida, e o próprio Instituto Meccano também vai ter uma contrapartida. O estado de Goiás vai entrar com todo suporte de logística”, detalha.

De acordo com o secretário de ciência e tecnologia, o prazo para implantação do Instituto no estado deve ocorrer de dois a três meses. A superintendente do Instituto Meccano, Letizia Urbani, explicou que o objetivo é de estreitar a ligação entre as empresas italianas e goianas.

“Queremos estabelecer uma parceria, por meio de um trabalho conjunto para favorecer o contato entre as empresas italianas e goianas, com toda base tecnológica”.

Reportagem: Izadora Louise (Edição: Rafael Ceciliano)