Foto: Reprodução 

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) alerta a população para a importância de não diminuir os esforços de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. De acordo com último boletim realizado pela Vigilância Epidemiológica, só em 2020 já foram confirmados 2.454 casos de dengue em Aparecida.

Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Iron Pereira, a população não deve baixar a guarda para o mosquito. “É justamente nesta época do ano que acontece a eclosão da proliferação das larvas. Por isso devemos reforçar a limpeza de nossos quintais para evitar que estejamos ainda mais fragilizados diante do outro mal que é o coronavírus”, pontua.

A SMS segue coordenando todos os debates que norteiam as políticas públicas de enfrentamento à pandemia no município mas faz um alerta para que a população siga fazendo a sua parte no enfrentamento ao mosquito causador da dengue, zika e chicungunha. “Todo mundo sabe que o mosquito põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. Por isso é essencial que seja feita a averiguação contínua dos lotes e quintais. Para isso bastam 10 minutos por semana”, completa.

Dados da secretaria revelam que os bairros com maior incidência de casos confirmados são o Buriti Sereno (162), Garavelo (144), Jardim Tiradentes (84), Alto Paraíso (68) e Independência Mansões (59).

O coordenador da Vigilância Ambiental explica que esta semana as equipes de Endemias realizarão visitas domiciliares, coleta de pneus em lotes baldios e borracharias nos bairros:

– Residencial Santo Antônio
– Residencial Brasília Sul
– Jd. Das Esmeraldas
– Sítio Santa Luzia
– Jd. Dos Buritis
– Residencial Cândido de Queiroz
– Bairro Ilda, American Park
– Cidade Satélite São Luiz II
– Jd. Ipanema
– Pontal Sul I
– Papilon Park
– Garavelo I
– Bairro Vera Cruz
– Bairro Independência
– Jd. Ipiranga 
– Independência Mansões
– Nova Cidade
– Jd. Dos Girassóis 
– Cidade Livre 
– Jd. Cristalino
– Jd. Tropical

*Com informações da Prefeitura de Aparecida