A secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, apresentou nesta terça-feira (29), o balanço da gestão 2017/2020 da pasta e as ações diante da pandemia da covid-19. Para Mrué, com o monitoramento, a testagem em massa e as ações de preparação para atendimento à população trouxeram maior tranquilidade no enfrentamento ao coronavírus.

“O segredo foi montar uma equipe, se dedicar mais demoradamente à todos os pontos que eram necessários, principalmente na preparação, conseguimos preparar rapidamente as unidades, preparamos os leitos e tivemos uma coisa muito importante aqui, que foi o monitoramento. Nós criamos os painéis de monitoramento, de forma que a gente sabe, com muita clareza, quais os casos sintomáticos de covid, quais que são positivos, porque ampliamos a testagem, então tivemos essa tranquilidade de preparar antes”, afirmou.

Além disso, a secretária detalhou outras ações. “Fizemos o preparo antecipado das unidades para dar assistência, então todas nossas unidades de atenção básica atenderam os pacientes, não ficaram restritos às unidades de urgência; Preparamos as unidades de urgência e criamos os leitos antes que o número de casos aumentasse muito”, disse. “Outra medida que nos trouxe uma segurança maior, foi ter a testagem ampliada. Quanto mais nós testamos, mais entendemos o tanto de casos e quais os locais que estavam surgindo”.

Sobre a testagem em massa, Fátima Mrué destacou que os testes oferecidos por região nas modalidades drive thru e pedestre, foram pensados de acordo com o número de casos da região. “Fizemos uma testagem ampliada em diversos bairros da cidade, especialmente naqueles bairros onde nós observamos um aumento no número de notificações, ou seja, não foi uma testagem aleatória, foi uma testagem guiada epidemiologicamente para podermos controlar a disseminação da doença”, apontou.

*Em atualização