A Secretaria Estadual de Saúde irá intensificar ações nos cinco municípios de maior incidência de dengue: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Jataí, para que os problemas específicos de cada cidade sejam identificados, dado o aumento de casos da doença nas últimas semanas de 2010 em comparação com as mesmas semanas de 2009.

“Nós já fomos a Anápolis onde fomos muito em recebidos, e tivemos uma surpresa porque as ações têm sido feitas, serão contratados emergencialmente 60 agentes, que é o déficit do município e com certeza a situação vai se reverter para o período chuvoso”, descreve a Superintendente de Atenção Integral à Saúde, Elizabeth Araújo.

Segundo ela, na sexta-feira a Secretária de Saúde, Irani Ribeiro, estará em Jataí, onde serão recebidos pelo prefeito, e tem certeza que os atos também foram tomados ali.

Em 2010 foram contabilizados até o momento 102.726 casos de dengue com 79 mortes. Elizabeth destaca que todo cuidado é importante, principalmente no período chuvoso. O número de casos por semana deste ano não teve um aumento significativo em comparação ao ano passado, pois o combate está sendo realizado, segundo sublinha a superintendente.

Nos municípios citados, existe um déficit de 359 agentes de saúde sendo 161 somente em Goiânia. Na capital ainda não houve uma resposta do prefeito Paulo Garcia sobre o dia em que ele poderá receber a Secretária Estadual de Saúde. De acordo com ela, até o momento não foi comunicado se a cidade vai contratar os 161 agentes que estão em falta.