Os prefeitos e secretários municipais de 40 municípios goianos, que apresentam quadro de alto e médio risco de ocorrência de epidemia, foram convocados pela Secretaria Estadual de Saúde para uma reunião nesta sexta-feira (18), em Goiânia. O encontro será conduzido pelo secretário da Saúde, Antônio Faleiros, a partir das 8h30, no auditório da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, localizado na Rua 26, no Bairro Santo Antônio.
A Secretaria preparou material demonstrativo do perfil de cada município. Durante o encontro serão esclarecidas questões sobre o recurso repassado às prefeituras por meio de portaria do Ministério da Saúde. Mesmo com os esforços contínuos do Poder Público Estadual, os primeiros números da dengue em 2013 mostram avanços em relação ao mesmo período do ano passado. Até o dia 5 de janeiro, já haviam sido notificados 750 casos em todo o Estado, um aumento de 1,07%. Somente a capital é responsável por 330 notificações. O vírus tipo 4 já foi confirmado em nove municípios do Estado.
Os municípios com alto e médio risco de epidemia, por ordem de colocação, são: Barro Alto, Edealina, Cachoeira Dourada, Cezarina, Aparecida de Goiânia, Campos Verdes, Baliza, Santo Antônio da Barra, Acreúna, Crixás, Goiânia, Luziânia, Santa Terezinha de Goiás, Aragarças, Novo Planalto, Bom Jardim de Goiás, Turvânia, Aporé, Santa Tereza de Goiás, Caldas Novas, Anápolis, Caçu, Hidrolina, Nova Glória, Ceres, Vicentinópolis, Nova Crixás, Estrela do Norte, Edéia, Nova Iguaçu de Goiás, Gouvelândia, Guapó, Jataí, Quirinópolis, Santa Helena de Goiás, Campinorte, Itumbiara, Piranhas, São Miguel do Passa Quatro e Niquelândia.