A Secretaria da Saúde suspendeu preventivamente a vacinação antirrábica de cachorros e gatos em todo o Estado de Goiás por período indeterminado. A recomendação é do Ministério da Saúde, que divulgou nesta sexta-feira (08), nota técnica nº 150 – SVS/MS, orientando a suspensão após o aumento no número de notificações de efeitos adversos graves após vacinação contra raiva animal.

Dados preliminares de investigações laboratoriais apontam alterações não observadas nos testes iniciais que foram utilizados como referência para liberação do uso da vacina em todo o país. A medida permanecerá em vigor até que o Ministério da Saúde se manifeste acerca das conclusões definitivas obtidas a partir das investigações dos eventos adversos realizadas pelo MS e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Os eventos adversos notificados ao Ministério da Saúde referente ao Estado de Goiás, até o presente momento, estão abaixo da taxa esperada. A Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais) da SES orienta que proprietários de cães e gatos procurem uma clínica veterinária para que seus animais sejam vacinados contra Raiva, haja visto que a não-vacinação representa risco para a vida da população, podendo gerar a ocorrência de Raiva Humana, o que apresenta taxa de letalidade próxima de 100%.

Números da Vacinação em Goiás

Até o presente momento, foram vacinados 806.074 cães e 72.835 gatos, totalizando um número de 878.909 animais vacinados. Das informações disponíveis, houve comunicação ao Ministério da Saúde de ocorrência de 31 eventos graves (5 mortes), em um total de 878.909 animais vacinados (cães e gatos), correspondendo a uma taxa de 0,0035%. Esses eventos estão abaixo da taxa esperada pelo produtor (0,01%) e pela literatura internacional.