A diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolveu nesta quinta-feira (23) ações educativas em alusão ao Dia Nacional de Combate à Tuberculose, celebrado nesta sexta (24).

Causada pela bactériaMycobacterium tuberculosis, conhecida como bacilo de Koch, a Tuberculose é uma doença infecciosa e altamente contagiosa. A ação de hoje (23) tem como objetivo alertar a população sobre a importância de um diagnóstico precoce da enfermidade.

Em 2016, a SMS notificou 233 casos novos de tuberculoseem pessoas que residem em Goiânia, nove casos a menos em relação a 2015. Entretanto, o índice de abandono do tratamento contra a doença, aumentou, o que corresponde a 13,6%, ou seja, 31 casos.

Ouça a reportagem completa de Jerônimo Junio

{mp3}Podcasts/2017/marco/23/jeronimo_junio_-_tuberculose{/mp3}

Alguns pacientes não exibem nenhum indício de que têm tuberculose,. Já outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (ou meses). Contudo, na maioria dos infectados com a doença, os sinais e sintomas mais frequentemente descritos são:

– tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue

– cansaço excessivo

– febre baixa geralmente à tarde

– sudorese noturna

– falta de apetite

– palidez

– emagrecimento acentuado

– rouquidão

– fraqueza

– prostração.

Os casos graves de tuberculose apresentam:

dificuldade na respiração

eliminação de grande quantidade de sangue

colapso do pulmão

acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) – se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.

Confira a reportagem completa de Jerônimo Junio