A partir desta segunda (1°), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Comurg e a Agência Municipal de Obras (Amob), iniciam a terceira semana do Plano de Intensificação do Combate à Dengue em Goiânia em 14 bairros da Capital. As ações se estenderão até o sábado, 6, diariamente das 8h às 17h.

Dessa vez, os bairros prioritários (que apresentam maior número de notificações) serão: Cidade Jardim, Bairro da Vitória, Setor Santa Helena, Setor São José, Criméia Leste, Vila João Vaz, Setor União, Morada do Sol, Setor Centro-Oeste, Vera Cruz II, Jardim Ana Lúcia, Setor Sudoeste, Vila Isaura e Jardim Petrópolis.

Nesta terceira semana de atividades, a guerra contra o Aaedes aegypti vai contar com aplicações de UBV pesada (carro do “fumacê”) e de UBV leve (agentes com bomba costal), além das visitas domiciliares. Os profissionais da SMS identificarão, eliminarão e farão o tratamento de possíveis criadouros do mosquito e fiscalizarão estabelecimentos comerciais.

Simultaneamente, equipes da Comurg vão recolher lixo e entulho e o pessoal da Amob cuidará da limpeza das bocas de lobo. Os agentes de combate à dengue, que fazem cerca de 12 mil visitas domiciliares diariamente em Goiânia, vão orientar os moradores a limparem suas casas e a abrirem portas e janelas durante a passagem do “fumacê”

Imóveis não visitados
Um dado que tem preocupado os profissionais do combate à dengue em Goiânia é o grande número de pendências, ou seja, de imóveis não vistoriados porque os moradores estavam ausentes. Nas duas primeiras semanas do Plano de Intensificação do Combate à Dengue, de cada 100 imóveis visitados, 18 não tinham ninguém. “Esses 18% de pendências têm que ser resolvidos.

Pedimos aos moradores dos bairros já visitados (veja lista abaixo) que não tiveram suas casas vistoriadas que liguem para o 0800 – 646 – 1520 ou para o 3524 – 3131 e agendem uma nova visita. A varredura tem que ser completa”, ressalta Cristina Laval Borges, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS.

Bairros já visitados

Jardim América, todos os Jardins Guanabara, Campinas, Centro, Vila Nova, Setor Universitário, Coimbra, Setor dos Funcionários, Grajaú, Capuava, Pedro Ludovico, Urias Magalhães, Jardim Nova Esperança, Jardim Novo Mundo, Parque Ateneu, Recanto das Minas Gerais, Santo Hilário, Jardim Dom Fernando, Vera Cruz II, Vila João Vaz e Setor Norte Ferroviário.

Fonte: Prefeitura de Goiânia