O prazo para cadastramento de idosos no benefício de prestação continuada (BPC), popularmente conhecido como LOAS, no CadÚnico, que era até o fim deste ano, foi prorrogado para dezembro de 2018.

De acordo com dados da diretoria de proteção social básica, de 12,7 mil pessoas inscritas no BPC em Goiânia, apenas 4.405 idosos ou deficientes se inscreveram até o momento. 65% ainda não se cadastraram. Segundo o secretário de Assistência Social, Robson Azevedo, essa baixa procura fez com que o prazo de inscrição fosse adiado.

{mp3}Podcasts/2017/novembro/10/tarde/semas_01{/mp3}

O BPC ou LOAS é um programa do governo federal que garante um salário mínimo mensal ao idoso com idade acima de 65 anos, que não seja aposentado, ou ao cidadão de qualquer faixa etária que possua algum tipo de deficiência que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, mesmo que não tenha contribuído para previdência social.

Robson Azevedo faz uma alerta às pessoas que têm direito ao benefício, para que não percam o novo prazo de inscrição.

{mp3}Podcasts/2017/novembro/10/tarde/semas_03{/mp3}

Para inscrever o beneficiário do BPC no Cadastro Único, o responsável pela unidade familiar deverá procurar um dos 15 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou um dos 12 Núcleos de Assistência Social (Nas), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. As unidades estão localizados em diversas regiões de Goiânia. O beneficiário também poderá procurar o setor de Cadastro Único Para Programas Sociais – CadÚnico/Programa Bolsa Família localizado na sede da Semas, na Rua 25-A, esquina com Avenida República do Líbano, no setor Aeroporto, também de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Do repórter Jerônimo Junio