Foto: ABr

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/668218253&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

Com o objetivo de ampliar a oferta de vagas para a educação de jovens e adultos (EJA), a Secretaria Estadual da Educação de Goiás (Seduc) criou o programa EJA-TEC, Educação de Jovens e Adultos na modalidade de ensino à distância (EAD).

Em entrevista à Sagres nesta segunda-feira (19), a superitendente de Modalidades e Temáticas Especiais da Secretaria Estadual de Educação, Núbia Rejaine, explica que a maior parte dos estudos será registrada como EAD.

“Ele (o programa) foi criado para o aluno poder estudar em casa de acordo com a sua realidade, com seus horários. 80% da frequência será em EAD, à distância, e 20% será presencial”, afirma.

O curso é gratuito e as vagas são abertas a todos os jovens com idade igual ou superior a 18 anos completos que já tenham concluído o Ensino Fundamental ou equivalente.

Ainda dá tempo! Clique aqui para se inscrever no EJA-TEC

Ainda segundo a superintendente, as vagas também continuam disponíveis para os alunos que preferirem o ensino exclusivamente presencial na EJA. “O que nós acreditamos é que na modalidade à distância, é uma modalidade que vem assumindo no cenário educacional um espaço enorme, e que com essa possibilidade nós teremos menos evasão”, argumenta.

Segundo Censo Escolar da Educação Básica de 2016, 5,5% do total de alunos matriculados nas redes públicas e particulares em Goiás abandonam as aulas. O índice fica abaixo da média nacional, que é de 6,6%.

De acordo com a Seduc, a principal vantagem do EJA-TEC é proporcionar ao aluno a praticidade de poder estudar com a ajuda de um tablet, smartphone ou computador. O curso de EJA Ensino Médio à distância tem duração de 18 meses (três semestres) e carga horária de 1.200 horas, sendo 400 horas delas semestrais. Ao todo serão promovidos seis encontros presenciais obrigatórios, sendo que estas aulas serão ministradas nos laboratórios de informática da Escola-Polo indicada pelo aluno.

As aulas tiveram início na última sexta-feira (16), e a previsão da Pasta é atender cerca de 2.700 alunos em sete municípios: Anápolis, Aragarças, Formosa, Caldas Novas, Catalão, Iporá, Ceres e Goiânia.

Veja tabela

tabela