O Brasil irá enfrentar o Chile nesta quarta-feira (24) no estádio Mineirão em evento teste para a Copa das Confederações. O estádio receberá o jogo entre Taiti e Nigéria pelo Grupo A no dia 17 de junho, e o confronto entre Japão e México pelo Grupo B no dia 22 de junho. Além disso, irá receber uma das semifinais da competição marcada para o dia 26 de junho.

O repórter Rafael Bessa, da Rádio 730, já está em Belo Horizonte e conversou de forma exclusiva com Thiago Lacerda, Secretário Extraordinário de Estado da Copa do Mundo em Minas Gerais. Ele esclareceu que o estádio foi feito entregue dentro do previsto e que aos poucos vai melhorando.

“O Mineirão foi uma obra feita dentro do prazo, dentro dos custos previstos, e que foi entregue no dia 21 de dezembro de 2012. Agora já temos a experiência de diversos jogos, shows musicais, e aos poucos a operação do Mineirão vai entrando nos eixos”, destacou o Secretário.

O estádio ainda está passando pelos últimos ajustes e revela que quem está fazendo a manutenção do local não é mais o poder público e sim uma empresa privada. “Ela vem constantemente aprimorando essas coisas, no início havia algumas catracas com problemas e isso já foi resolvido”, disse.

Ele afirma que as obras na cidade estão sendo feitas pensando em longo prazo, e não só visando o evento. “Nós não investimos em nada específico para a Copa, o Mineirão já era muito utilizado e continuará sendo, além das obras de mobilidades que são importantes para a cidade”, frisou.

Thiago Lacerda BessaCopa das Confederações

Como vai sediar um jogo da Seleção do Taiti, Thiago revela que a cidade vai tentar aproveitar os turistas do país que irão visitar a capital mineira. O Secretário lamenta o erro cometido pela FIFA no sorteio da competição ao tirar o Brasil da cidade mineira e ressalta que o jogo da Seleção como evento teste não tem nada a ver com o erro.

“O problema não foi o Taiti, o problema foi o erro que a FIFA cometeu com Belo Horizonte no sorteio da Copa das Confederações. O jogo do Brasil agora não tem vinculação com esse problema porque já estava acertado que a seleção iria jogar um jogo aqui”, relatou.

Thiago Lacerda diz que é importante sediar o evento esportivo para promover o nome da cidade. “Eu acho que por Belo Horizonte não ser tão conhecido no cenário internacional, é uma grande oportunidade de promoção do nome, da marca, do destino turístico e do futebol em si. Essa promoção traz benefícios permanentes como o aumento do número de turistas”, afirmou.

Exclusividade

A Rádio 730 estará presente na partida entre Brasil e Chile, nesta quarta-feira (24), às 22h. A emissora é a única do Centro Oeste brasileiro que irá transmitir a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, além de estar presente em toda a preparação da Seleção Brasileira visando essas competições.