O secretário executivo interino do Escritório de Prioridades Estratégicas, Robert Bonifácio, pediu exoneração do cargo após a nomeação do coronel Wellington de Urzeda para a secretaria executiva para Assuntos Sociais, publicada no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (12). Em entrevista à Sagres, Robert afirmou que a saída ocorre por um conjunto de fatores, mas que a nomeação de Urzeda, sem consulta prévia com ele, foi determinante.
“Essa saída começa a ser construída em 30 de março, com o decreto em que o prefeito concentra poderes na Secretaria de Governo […] Esse decreto tem uma comissão de governança que se refere, obviamente, a governança da prefeitura e o Progov, de investimentos de recursos da prefeitura em projetos prioritários. E projetos prioritários, eram atribuições do Escritório, que sequer está nessas duas comissões”.
Ouça a entrevista completa:
Robert frisou que a saída não tem a ver com o coronel Urzeda, pessoalmente, considerando que não o conhece, mas que o perfil dele foge aos escolhidos para exercerem cargos no Escritório. “Desde que entramos, ressaltamos ao prefeito e ao seu grupo que o escritório só funcionaria se tivesse quadros técnicos”.
Uma outra reclamação foi a falta de conversa sobre a nomeação de Urzeda. O, agora, ex-secretário conta que não foi consultado e só ficou sabendo através da publicação no Diário Oficial do Município.
Para encerrar, Robert afirmou que pediu respeitosamente a demissão, que não tem nenhum problema com o prefeito e que com os acontecimentos recentes não vê como dar continuidade no projeto de governo pensado inicialmente. “Os rumos que o governo está tomando fizeram com que eu tivesse que sair”.