Cerca de mil casos de dengue estão sendo registrados por semana em Goiânia. A maior parte corresponde ao tipo 4 da doença. Nos últimos dias a prefeitura tem intensificado trabalhos como: retirada de lixo, carcaças de carros, vistorias em diferentes lugares, ferros velhos, borracharias e postos de saúde. A intenção das ações é evitar a proliferação da dengue. O secretário municipal de saúde, Fernando Machado, aponta que o índice de infestação está mais alto em bairros da Região Sudeste: Jardim Mariliza e Parque Atheneu. Ele destaca que quem contrair a doença, rapidamente deve procurar uma unidade de saúde.
Quanto às causas do grande número de casos da doença em Goiânia, o secretário explica que vários são os motivos para que isto esteja ocorrendo. “Na nossa visão ocorre uma curva epidemiológica que desde o final do ano passado apontava que independente de qualquer outro fator ambiental haveria uma explosão dos casos de dengue. Tem agora o período chuvoso, depois tem sol, isso é multifatorial. É claro que se deixar água empossada no meio de entulhos, contribui também”, declarou.
A tendência de acordo com a Secretaria de Saúde da capital é que o número de casos de dengue aumente na cidade. De acordo com o secretário Fernando Machado, em 2013 aproximadamente 50 mil goianienses devem contrair a doença. “Olha já é esperado ter mais de mil casos suspeitos por semana na capital, a gente tá aguardando para fechar este ano de 2013, algo em torno de 40 e 50 mil casos na Região Metropolitana”, ressaltou.
Para evitar maior contração da doença, a Secretaria de Saúde espera a colaboração da população com as ações que o poder público vem desenvolvendo na cidade. Cuidando do quintal, não deixando água acumulada, são algumas ações para evitar a proliferação do mosquito.