No início do futebol goiano, nossa capital engatinhava e o futebol cresceu juntamente com o fortalecimento de Goiânia no cenário regional como centro administrativo de nosso estado. No futebol, os clubes da capital assumiram o monopólio desde o princípio. Até hoje, apenas quatro clubes do interior conquistaram o título de melhor do estado: Itumbiara, CRAC, Goiatuba e Anápolis. Nas demais edições, os times da capital levaram a melhor.

No entanto, na atual década, os clubes do interior vem mostrando serviço e aparecendo com frequência na final do Campeonato Goiano. Desde 2000, seis clubes do interior chegaram a final. Primeiro foi a Anapolina no início da década, que acabou como vice-campeã. Em 2002 e 2003, o futebol de Ipameri ganhou evidência e o Novo Horizonte foi vice-campeão nas duas temporadas. Em 2004, o Crac chegou a final e sagrou-se campeão nas cobranças de pênalti. Em 2008, o Itumbiara desbancou Goiás e Atlético e conquistou pela primeira vez o título de melhor do futebol goiano. E neste ano, o Santa Helena chega com a missão de representar o futebol do interior, principalmente os clubes do sudoeste do estado.

Na década de 1990, apenas três clubes chegaram as decisões. Em 1992, o lendário Goiatuba colocou a mão na taça. Em 1995, o Anápolis perdeu o título para o Vila Nova de Gilvan. Em 1997, Aloísio e Alex levaram o Goiás ao título em cima do Crac.

Nos anos anteriores, a força foi ainda menor e apenas a Anapolina se engraçou nas decisões. Em 1981 e 1983, a Rubra perdeu o título para o Goiás e terminou na segunda colocação. Nos anos 1970, só deu os times da capital nas decisões.

Na década de 1960, Anápolis (1965) e Crac (1967) faturaram o título pela primeira vez. No entanto, de 1962 a 1964, o Inhumas chegou a ser vice-campeão. O Crac ainda foi vice-campeão em 1969. Importante destacar que nesta época a fórmula era de pontos corridos com a equipe com mais pontos levantando o caneco. Esta fase foi o início da manifestação da força do futebol do interior…

Última vez

A única vez que o Atlético disputou um título do Campeonato Goiano contra um time do interior foi em 1967, contra o Crac, Naquela oportunidade, a equipe de Catalão levou a melhor. Em 1964, o Atlético foi campeão e o Inhumas terminou na segunda colocação, mas não houve a realização de uma final.