(Foto: Reprodução/ Gauchazh)

Por meio de videoconferência marcada para a próxima segunda-feira, 22, os secretários de planejamento dos Estados que integram o Consórcio de Governadores do Brasil Central vão realizar mais uma reunião ordinária para formatar projetos que deverão ser discutidos e encaminhados na próxima reunião da entidade, marcada para dezembro, em Brasília.

Dentre os projetos em tramitação no Conselho de Administração do Consórcio, os secretários estão finalizando a redação da proposta que cria a Aliança Municipal Pela Competitividade (AMC), uma iniciativa do Governo de Goiás que visa otimizar o desenvolvimento da região, melhorando os indicadores de saúde, educação e segurança pública através de ações a serem desenvolvidas em parceria entre os estados e os municípios.

O projeto objetiva ainda a redução das taxas de homicídios e de mortalidade infantil, o aumento da proporção de crianças de 4 a 5 na pré-escola e a melhora de desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Fundamental I. Para tanto, técnicos das unidades federativas consorciadas desenvolveram, juntamente com a equipe da Secretaria Executiva do Consórcio, um portfólio de iniciativas e incentivos a serem seguidos por Estados e municípios.

Inicialmente, o projeto será implementado em 263 municípios da região, nos quais se concentram 70% dos públicos relacionados aos desafios propostos. As equipes estaduais que vão acompanhar e executar o projeto foram estruturadas e passarão por uma capacitação.

Nesta etapa, executivos públicos da central de resultados da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento do Governo de Goiás vão auxiliar a equipe da Secretaria Executiva, disseminando o conhecimento conquistado com a execução do projeto Aliança Municipal pela Competitividade, que é desenvolvido pelo Estado desde 2016 dentro do programa Goiás Mais Competitivo e Inovador.

Serão realizadas capacitações presenciais para as equipes de Planejamento, Gestão, Saúde, Segurança e Educação dos entes consorciados, com foco na implantação da Aliança junto aos municípios selecionados.  As equipes de Goiás vão comandar encontros em Porto Velho, Brasília, São Luís, Campo Grande e Cuiabá. Após esta etapa, o projeto será lançado em cada unidade federativa consorciada por meio de pacto celebrado entre os Estados e os municípios participantes.