A Secretaria de Gestão de Planejamento (Segplan) divulgou nesta quarta-feira (14) o Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios Goianos de 2009, que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo estado. O produto interno de Goiás, no período, foi de 85 bilhões de reais.

Os dez municípios mais ricos somaram R$ 52,059 bilhões, o que representou 60,8% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009. O cálculo é feito em parceria com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitca (IBGE).

A capital, Goiânia teve participação de 24,98%, levando em consideração a região metropolitana o número sobe para 36,8%. O Sudoeste Goiano somou 14,4% no PIB. A região de menor participação foi o nordeste do estado como 1,4%.
Queda da produção em Goiânia

Goiânia continua com o maior PIB municipal, mas em números gerais a participação da capital caiu. Em 2002 Goiânia representava 27,07% da economia goiana, em 2008 caiu para 25,85% e em 2009 para 24,98%.
Apesar da queda, a superintendente de Estatísticas, Pesquisas e Informações Socioeconômicas da Secretaria de Gestão e Planejamento, Lilian Prado, acredita que o resultado é positivo, pois mostra que a participação dos municípios do interior aumentou.
“Isso quer dizer que produção de riquezas em Goiás está indo para o interior, está descentralizando, não está ficando tudo na capital. Então o fato do percentual de Goiânia ter caído é positivo para o estado, Goiânia continua crescendo no PIB, tanto que cresceu em nível nacional, se tornou a 11ª capital mais rica, mas em termos goianos a produção caiu porque os outros municípios aumentaram” destacou.
Meta governamental

O atual governo estima que o PIB de 2011 ultrapassará a marca dos 100 bilhões de reais. Lilian Prado aposta no alcance da meta, pois o cenário econômico estadual só tem a crescer.Para ela cidades como Anápolis e Rio Verde estão se destacando e crescendo, e são cada vez mais importantes no crescimento de Goiás.