A Secretaria de Gestão e Planejamento por meio da Gerência de Saúde e Prevenção em parceria com o gabinete Militar da Governadoria lançou um projeto com a finalidade de combater o tabagismo. Inicialmente essa ação irá auxiliar os servidores tabagistas do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O chefe de gabinete de gestão de serviços públicos e qualidade no atendimento, Bruno Perillo fala que o objetivo desse programa é alertar e conscientizar os usuários para a redução do hábito.
De acordo com o chefe de gabinete de gestão as atividades em grupo iniciam no dia 18 deste mês, os horários e locais ainda serão definidos, mas a previsão inicial é que sejam as quartas-feiras entre 10h e 11h30 da manhã. As sessões terão orientações médicas e psicológicas. “O servidor também perde tempo saindo para fumar, atrapalhando no ritmo de trabalho. Há um prejuízo da eficiência para a administração pública, mesmo que o foco principal é a saúde”, ressalta Bruno Perillo.
A ideia é expandir o programa para toda a população, já que o tabagismo é considerado pela organização mundial de saúde a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Com essa iniciativa a Segplan pretende reduzir a quantidade de servidores tabagistas, diminuir a aceitação do hábito de fumar e eliminar os fumódromos.