Quase duzentas pessoas de vários Estados brasileiros participaram do segundo encontro Somos Todos Gigantes, realizado em Goiânia. Um tempo para palestras, consultas com especialistas e confraternização. Quase sempre causado por fatores genéticos, o nanismo atinge uma em cada 15 pessoas.
O geneticista Wagner Baratela que se tornou uma das maiores autoridades em nanismo no Brasil (Foto: SagresTV)
Na palestra da psicóloga Mirela Nery o tema abordado foi: “Vítimas de preconceito ou protagonistas da sua própria história? Qual a escolha pra sua vida?”. A equipe da SagresTV conversou com várias participantes com nanismo e todos falaram que a informação é a principal arma para vencer o preconceito.
O movimento Somos Todos Gigantes começou há quatro anos, pelas redes sociais, com uma família de Goiânia. Hoje, conta com famílias de todo o Brasil, que, unidas, lutam por políticas públicas, mais acesso a tratamento e respeito. Uma das vitórias foi a instituição do Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra pessoas com Nanismo, celebrado no dia 25 de setembro. A lei foi autoria do senador e ex-jogador de futebol Romário Faria (Podemos/RJ).
Juliana Yamin, uma das criadoras do projeto Somos Todos Gigantes, e o filho dela, Gabriel Yamin, que tem nanismo, participaram do programa Sinal Aberto desta segunda-feira (4). Confira a edição de hoje na íntegra a seguir
{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/pxhEI_dq8Ws” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}
Consultas médicas
Uma das dificuldades das famílias com casos de nanismo é o pequeno numero de especialistas no Brasil. No encontro, é possível fazer consulta com renomados ortopedistas, como José Carlos Bongiovanni. Mariana Ricci, veio de Jau, em São Paulo, com os filhos Eduardo, de 6 anos, e Heitor, de 3. Os filhos, com nanismo, passaram por consulta.
O geneticista Wagner Baratela, que tem nanismo, se tornou uma das maiores autoridades no assunto no Brasil. Ele também atende a pacientes durante o Encontro Somos Todos Gigantes. Com a nossa equipe falou sobre avanços no tratamentos como a cirurgia de alongamento ósseo, que é capaz de dar ao paciente até 20 centímetros a mais de estatura. Para o ano que vem, segundo o geneticista, está prevista a entrada no mercado de um medicamento que estimula o crescimento.
Confira a reportagem de Silas Santos
{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/9kpTnbSnYrc” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}