Na temporada de 2011, muitos jogadores e técnicos já passaram pelo Vila Nova. A escrita se repete quando o assunto é preparador físico. Contando Fabrício Mendes, atualmente no clube, já são seis profissionais diferentes que atuaram na área em 2011.
Sobre essa constante troca de preparadores físicos, Fabrício Mendes revelou que o grupo não estava em boas condições quando assumiu: “Peguei um grupo até heterogêneo. Até em virtude das lesões, o jogador vai para o Departamento Médico, volta, aí quando ele começa a se condicionar, volta de novo. Aí você não consegue ter um grupo homogêneo. A tendência é que, com o tempo, a gente consiga homogeneizar o mais rápido possível esses atletas”, explicou.
Além do condicionamento físico, Fabrício revelou que muitos atletas precisam trabalhar a parte psicológica, como Roni: “O Roni é um caso específico que vem sendo saturado, a gente sabe os problemas dele e a gente tem que recuperar ele física e mentalmente. O atleta não consegue render se a cabeça não estiver legal. É o momento de dar força, confiança, para que eles possam render mais com bola”, afirmou.
Em relação ao zagueiro Álvaro, Fabrício Mendes explicou a dificuldade da recuperação do atleta que, dificilmente, jogará ainda este ano: “Pela recuperação dele, o que ele já passou esse ano, tem que ser feita de maneira muito cuidadosa, vamos tentar fazer o possível para que ele possa retornar a jogar esse ano, mas é meio complicado. É difícil, a questão da idade, recuperação, o vasto processo de lesões. Quando ele consegue se recuperar de uma, ele tem a outra e isso vai saturando o jogador”, lamentou.
No entanto, o preparador físico colorado revelou que Álvaro saiu do departamento médico antes do esperado: “Existia uma previsão de volta e ele conseguiu antecipar, ele veio antes do que era necessário, então quem acompanha os treinamentos vê que ele ainda manca um pouco, ele tem certa dificuldade em alguns movimentos. Mas foi feita uma programação para deixar ele se recuperar e ainda trabalhar um pouco com bola para que ele se recupere o mais rápido possível”, finalizou Fabrício Mendes.