Na tarde desta sexta-feira, a Seleção Brasileira feminina acabou derrotada pelo Canadá na disputa do terceiro lugar. Com o triunfo por 2 x 1, na Arena Corinthians, as canadenses garantiram medalha de bronze, enquanto as brasileiras terminaram na 4ª colocação, sem medalhas.
Mais das Olimpíadas:
Acompanhe tudo das Olimpíadas Rio-2016 em TEMPO REAL!
Força e categoria: Alison e Bruno Schmidt vencem italianos e conquistam o ouro no vôlei de praia
Com vitória na última regata, Martine Grael e Kahena Junze conquistam o ouro na Vela
Darlan Romani quebra o recorde brasileiro duas vezes e acaba na 5ª posição do arremesso de peso
Goiás nas Olimpíadas: brasileira mais jovem na luta olímpica, Laís Nunes perde na estreia
O Canadá garantiu o segundo bronze seguido no futebol feminino. Para as brasileiras, que, mesmo com atuação apática durante maior parte do jogo, conseguiram acabar com o jejum de gols que durou mais de três partidas (ou 412 minutos), restaram os aplausos e incentivo do público, que reconheceu a luta das mulheres, mesmo sem o apoio merecido ao futebol feminino.
A partida
A primeira etapa foi completamente dominada pela seleção do Canadá. Aos 9 minutos, Sinclair cobrou falta pela esquerda e carimbou o travessão de Bárbara. Aos 24, as visitantes abriram o placar em contra-ataque: Lawrence avançou pela esquerda, bateu cruzado e Rose apareceu na área para completar para o gol.
O Brasil voltou com Debinha no lugar de Cristiane para o segundo tempo. Mesmo com a alteração, o panorama da partida não mudou: as canadenses continuaram superiores e, aos 7 minutos, ampliaram a vantagem, quando Rose avançou pela direita, entortou as marcadoras e cruzou rasteiro para Sinclair marcar o segundo: 2 x 0.
A apatia da seleção brasileira permaneceu. Aos 12 minutos, Rose arrancou pela esquerda, entrou na área, fintou a marcação e chutou forte, carimbando a trave. A partir dos 30 minutos, o Brasil se lançou ao ataque na base do desespero e do “abafa”. Aos 31, Marta avançou pela esquerda e cruzou. Debinha tentou o cabeceio, mas mandou fora. Aos 33, após cobrança de lateral para a área, Bia dominou, girou contra a marcação e finalizou para descontar: 2 x 1.
Aos 39, Bia recebeu na área pela direita, fintou e chutou colocado de canhota. A bola passou perto da trave. Aos 48 aconteceu a última chance, quando Formiga lançou para a área, a zagueira Rafaelle desviou de cabeça, mas mandou para fora. Após a cobrança do tiro de meta, a árbitra romena encerrou a partida, confirmando o bronze para o Canadá. Mesmo com a derrota, as brasileiras foram aplaudidas pelo público presente na Arena Corinthians.
Ficha técnica:
Brasil 1 x 2 Canadá
Local: Arena Corinthians, em São Paulo
Público: 39.718
Gols: Rose (CAN) aos 26’ 1T (0-1); Sinclair (CAN) aos 7’ 2T (0-2) e Bia (BRA) aos 33’ 2T (1-2).
BRASIL: Bárbara; Fabiana, Mônica, Rafaelle e Tamires (Érika); Formiga, Thaísa e Marta, Cristiane (Debinha), Bia e Andressa Alves (Poliana).
Técnico: Vadão
CANADÁ: Labbé; Belanger, Buchanan, Zadorsky e Lawrence; Matheson (Schmidt), Scott, Fleming e Rose (Chapman); Tancredi (Beckie) e Sinclair.
Técnico: Pia Sundhage